Extranet

 

[SME NA BIENAL] Alunos da EJA encantam público com apresentações de cordel e café literário

 
A literatura popular em versos e toda sua musicalidade fascinou o público presente no salão da SME, nesta terça-feira (21/08), na VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará 2019. Na programação, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal trouxeram aos visitantes espetáculos de cordel, música e café literário.
 
A noite de atrações iniciou com recital, realizado pela Escola Municipal Waldemar Barroso, localizada na Parangaba (Distrito 4). Na ocasião, estudantes recitaram 'Sou Cabra da Peste', obra de autoria do poeta e repentista cearense Patativa do Assaré. Luís Gabriel, aluno da unidade e personagem da apresentação, destacou a satisfação em fazer parte do evento. "Gosto muito da literatura e pude mostrar para todos o que eu e meus colegas planejamos. Mesmo com nossa rotina corrida de trabalho e estudos, nos dedicamos e hoje colhemos o resultado".
 
Destinada para pessoas que não tiveram acesso à educação na idade apropriada, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) permite formação e retorno aos estudos. Para a professora Lúcia Rodrigues, da EM Waldemar Barroso, a visitação na Bienal é um meio pelo qual a gestão se aproxima desses alunos, proporcionando uma experiência diferenciada fora da sala de aula. "Essa oportunidade abre uma visão mais ampla do mundo para esses estudantes que, em sua maioria, passam o dia trabalhando. Eles precisam deste estímulo e a Bienal é muito importante para apresentarmos esse universo", afirmou.
 
  
Ivonete Lima e outros alunos durante a programação
 
As apresentações seguiram com música, dinâmicas e café literário, feito por alunos da EM José Valdevino de Carvalho, localizada no bairro Itaoca (Distrito 4). Ganhadora de um livro na programação, a aluna Ivonete Lima, não escondeu a emoção durante o evento. "Tenho 52 anos e essa é minha primeira vez na Bienal. Quero fazer psicologia e sei que ainda estou no início, mas agora me sinto animada em continuar, pois a educação torna nossos sonhos reais", disse. 
 
O cronograma desta terça-feira (21/08) finalizou com visita ao estande da Secretaria Municipal da Educação, onde os estudantes puderam conhecer publicações, cotidiano escolar e ações de estímulo à leitura desenvolvidas pela SME, que levará cerca de 10 mil alunos da Rede para o evento literário até o dia 25 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará.

Confira aqui a programação completa dos próximos dias