Extranet

 

Distritos 1 e 3 participam da etapa distrital da IX Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza

 

 

Alunos dos Distritos de Educação 1 e 3 compartilharam seus conhecimentos, nesta quarta-feira (21/08), na etapa distrital da IX Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza. A ação pedagógica, realizada pela  Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da Célula de Desenvolvimento Curricular, da Coordenadoria de Ensino Fundamental, é voltada para a socialização dos trabalhos de pesquisa realizados pelos estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

A etapa tem como intuito fortalecer os conhecimentos trabalhados em sala de aula, com a exposição dos projetos que trazem reflexões e proposição de soluções inovadoras sobre problemáticas do cotidiano. "Iniciamos esse trabalho já no 5º ano justamente para trabalhar a curiosidade, protagonismo estudantil e o letramento científico dos nossos alunos", frisa o gerente da Célula de Desenvolvimento Curricular da SME, Wesley Rocha, ao destacar a importância da Feira para a iniciação científica na educação básica.

A fase distrital da Feira também conta com visitação de estudantes de diferentes unidades Rede Municipal. Sobre esse intercâmbio científico e cultural, Daniel Oliveira, aluno do 9º da EM Frei Lauro Schwarte, localizada no bairro Farias Brito, pontua: "É legal ver colegas de outras escolas municipais mostrando seus trabalhos. Isso me trouxe novos conhecimentos, porque muitos dos temas que vi ainda não conhecia. Com certeza irei levar para além várias coisas aprendidas hoje”.

 
Alunos exibem seus projetos de pesquisa na IX edição da Feira

Já Santelma Rodrigues, professora da EM Francisco das Chagas de Farias, localizada na Barra do Ceará (Distrito 1), evidencia a evolução no aprendizado acadêmico proporcionada pela ação. “As crianças se mobilizam com dedicação e mostrar esse empenho para o público externo só as motiva. É significativo, pois eles também repassam seus aprendizados para toda a comunidade escolar”, disse

Ao todo, 120 trabalhos foram selecionados para a etapa distrital - destes os 60 melhores avaliados serão classificados para a fase municipal da IX Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza. A primeira etapa da ação segue para os demais Distritos de Educação nos próximos dias 28 e 29 de agosto, de 8 às 17 horas, conforme cronograma abaixo:

- 28 de agosto
Distritos de Educação 4 e 5: Cuca do Mondubim - Rua Santa Marlúcia, s/n - Mondubim.

- 29 de agosto
Distritos de Educação 2 e 6: Casa de José de Alencar, Av. Washington Soares, 6055 - José de Alencar.