Extranet

 

Alunos da EMTI Nossa Senhora de Fátima são destaque na Olimpíada Brasileira de Informática

 

Os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Álvaro Weyne (Distrito 1), foram destaque na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), na modalidade iniciação e programação. Ao todo, 5 estudantes dos 12 que  participaram obtiveram maior desempenho na XXI edição da OBI, realizada em maio de 2019. Como resultado da conquista, os alunos foram selecionados para a fase estadual que ocorrerá na próxima quarta-feira (21/08).

Cawan Keven Lima, estudante do 9° ano da unidade, foi um dos destaques na primeira etapa da Olimpíada. Cawan fez todo o Ensino Fundamental Anos Finais na referida escola, participando ativamente do projeto de robótica desde a sua implementação em 2016. Neste ano, foi aprovado no curso técnico de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).  Já os estudantes Jorge Weldon Capistrano e Yasmin Carloto, alunos do 8° ano; José Yuri de Alencar e Pedro Lucas Moura, do 6° ano; também conquistaram notoriedade na seleção local da OBI.

Alunos destaque na OBI 2019

Os resultados na Olimpíada Brasileira de Informática também são fruto dos esforços do professor de matemática e robótica, Célio Sousa, empenhado desde o ano de 2016 no incentivo à participação dos estudantes em olimpíadas ligadas às disciplinas. Para o docente, garantir a presença dos alunos nas olimpíadas, bem como prepará-los, é de extrema relevância para o aprendizado e formação. “O ensino da robótica e da matemática possibilita aos estudantes aprender conteúdos novos, e também permite que vejam assuntos  além da série em que estão matriculados”, explica.   

A Secretaria Municipal da Educação (SME) celebra o resultado dos participantes na OBI e dedicação de todos que fizeram parte dessa conquista!

Olimpíada  Brasileira de Informática (OBI)

Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a XXI Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2019), é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. A Olimpíada visa despertar nos alunos o interesse pela ciência da computação e fortalece nos jovens estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.