Extranet

 

SME traz programação de atividades desenvolvidas nas escolas para Bienal 2019

 

Atividades artísticas e projetos de incentivo à leitura desenvolvidos nas escolas municipais fazem parte da programação dos espaços da Rede Municipal na Bienal Internacional do Livro do Ceará 2019, que segue até dia 25 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará. Visitantes podem levar crianças e adolescentes para conhecerem os ambientes e participarem das atividades, que incluem teatro, musical e diversas apresentações artísticas de estímulo ao universo da leitura. Como protagonistas das ações estão alunos de diferentes idades, incluindo da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O estande da Rede Municipal é um espaço interativo, que apresenta a Educação de Fortaleza no contexto da leitura. Os alunos e visitantes podem ler livros, brincar, consultar publicações da Secretaria Municipal da Educação (SME), entre outras atividades e informações do cotidiano escolar.

Outro espaço direcionado à secretaria é o Salão SME, onde várias escolas apresentam atividades alusivas à leitura. Dentre elas: contação de histórias, rodas de conversa, recitais de poesias, apresentações teatrais, musicais e de dança. A programação da sala acontece sempre pela manhã, tarde e noite, direcionada ao público em geral e aos alunos da Rede.  

Confira a programação completa 

Mais de 10 mil alunos da Rede vão à Bienal
Nos 10 dias da Bienal, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), levará cerca de 10 mil alunos da Rede para o evento literário e os espaços idealizados pela SME. As visitações fazem parte do Agosto+, programação dedicada aos alunos das escolas municipais em comemoração ao Dia do Estudante. A iniciativa tem como intuito proporcionar, durante todo o mês de agosto, atividades e vivências fora do ambiente escolar, com diversas atividades em equipamentos culturais de Fortaleza. 

Investimento para aquisição de livros
Como ocorre todos os anos desde o início da gestão do prefeito Roberto Claudio, os professores da Rede Municipal recebem um crédito de R$ 100,00 para aquisição de livros e/ou material de incentivo à leitura durante a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. O benefício tem o objetivo de fomentar a atualização de conhecimentos, informações didáticas e acesso a inovações tecnológicas. Serão beneficiados cerca de nove mil professores da Rede.

Além deste benefício, a novidade deste ano, é o Credlivro, repasse voltado para aquisição de livros paradidáticos para bibliotecas de 139 escolas municipais, em conformidade com o Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed), que atendam ao Ensino Fundamental II.

As duas ações de estímulo à leitura e ampliação dos créditos para a Rede de Ensino totalizam o repasse de um milhão e trezentos mil reais.