Extranet

 

[SME NA BIENAL] Docentes autores do livro "Professor Autor" dividem experiências com público

 

Um papo sobre leitura, escrita e projetos pedagógicos desenvolvidos nas salas de aula das escolas municipais foi a programação de sábado (17/08) à noite no salão da SME na Bienal Internacional do Livro do Ceará 2019, que ocorre no Centro de Eventos do Ceará! Professores da Rede Municipal que participaram da 2ª edição do livro “Professor Autor: Fazendo História... Trocando Figurinhas” participaram da roda de conversa e falaram sobre as experiências e trocam ideias com o público. O encontro foi transmitido ao vivo no Facebook da SME.
 
A publicação autoral traz 62 trabalhos produzidos por 61 professores da Rede Municipal, divididos em dois volumes nessa edição. A professora Elianes Lima, do Centro de Educação Infantil (CEI) Jornalista Ivonete Maia, no bairro Castelão (Distrito 2), falou um pouco do seu trabalho "Rastros de Criança", desenvolvido na unidade em 2016. No projeto, alunos construíram um jardim e um parque ecológico de pneus em um espaço antes inutilizado. Com a participação da comunidade no processo, agora as crianças têm um novo ambiente de convivência, em que brincam e cuidam do plantio e cultivo das plantas. 
 
"Compartilhei a experiência nas redes sociais e percebi que muitos CEIs se inspiraram e construíram seu espaço com os alunos. Agora, sendo um dos projetos que compõe o livro, espero que aumente o alcance dessa ideia e outras unidades desenvolvam também. Estou feliz de compartilhar esse projeto rico na Bienal. Confesso que estou muito orgulhosa desse momento", comenta.
 
A professora Lireda França de Sousa também participou do bate-papo e compartilhou um pouco do seu trabalho intitulado "O olhar do aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelas lentes de Sebastião Salgado". Para a educadora, a melhor parte de apresentar o projeto na Bienal é representar a EJA. "Trabalho há 10 anos com a EJA e a modalidade é a minha vida. Apresentar esse projeto na Bienal é importante porque precisamos, cada vez mais, evidenciar ações para fortalecer o seguimento. Nós, professores, temos que trazer uma aprendizagem cada vez mais significativa aos alunos", avalia.
 
Aluno da Rede Municipal Carlos Rocha participa pela primeira vez da Bienal 

Na plateia da roda de conversa, estava o aluno da EJA, Carlos Rocha, da Escola Municipal  Manuel Lima Soares, no bairro Parque Dois Irmãos (Distrito 6), que participava pela primeira vez da Bienal. O estudante recorda que em 2017 foi ao evento a serviço de motorista levar os alunos da Rede Municipal e hoje ele era o aluno protagonista. "É maravilhoso estar no evento, deixei tudo em casa pra prestigiar o bate-papo. A rotina foi pesada, mas estou feliz em participar. Hoje vim como aluno 'vip' da escola, pois não falto aula. Estou amando voltar para esse universo dos estudos", se orgulha.

O projeto “Professor Autor: Fazendo História... Trocando Figurinhas” é uma realização da Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha. 
 
Bienal
Durante os 10 dias da Bienal Internacional do Livro do Ceará 2019, que segue até dia 25 de agosto, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), leva ao público ações e projetos de incentivo à leitura desenvolvidos nas escolas municipais. Durante todo o evento, cerca de 10 mil alunos da Rede Municipal visitam o evento literário e os espaços idealizados pela SME.

Confira a programação da SME na Bienal 

O estande montado é um espaço interativo, que apresenta a Rede Municipal de Ensino no contexto da leitura. Os alunos e visitantes podem ler livros, brincar, consultar publicações da SME, entre outras atividades e informações do cotidiano escolar.
 
Outro espaço direcionado à Secretaria é o Salão SME, onde várias escolas apresentam atividades alusivas à leitura. Dentre elas: contação de histórias, rodas de conversa, recitais de poesias, apresentações teatrais, musicais e de dança. A programação da sala acontece sempre pela manhã, tarde e noite, direcionada ao público em geral e aos alunos da Rede.