Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

III Seminário de Experiências Educacionais Inclusivas do Município de Fortaleza tem início na manhã desta segunda-feira (10/10)

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da Célula da Educação Especial da Coordenadoria do Ensino Fundamental, iniciou, na manhã desta segunda-feira (10/10), no Auditório da Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE), o III Seminário de Experiências Educacionais Inclusivas do Município de Fortaleza. O evento, que conta com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos em formato oral e pôster, tem por objeitvo debater e socializar as estratégias de ensino que possibilitam um ambiente inclusivo que considera as diferenças como princípio pedagógico.

Na fala de abertura, o secretário da Educação do município, Jaime Cavalcante, falou do reflexo positivo dos avanços da rede municipal de ensino também na Educação Especial. "E não seria diferente, pois temos um olhar muito especial para a Educação Especial. Avançamos expressivamente no número de acompanhantes para as crianças e também no número de escolas com salas equipadas para o Atendimento Educacional Especializado", afirmou. "Em todas as 212 escolas que visitei até agora, encontrei todas as que apresentam essa especialidade com as salas multifuncionais funcionando e com crianças em pleno atendimento", complementou o secretário.

Para Lindalva Pereira, secretária adjunta da SME, os bons resultados obtidos nas salas de aula refletem o empenho de todos os envolvidos na construção da Educação do município. À Educação Especial, qualificou como "a tarefa mais nobre". "Todos os alunos da rede municipal são especiais, o que existe são diferenças nas especialidades. Cada um de nós educadores precisamos ter no olhar a certeza de que somos escolhidos para lidar com os alunos conforme as necessidades e a limitações deles, conscientes de que o aprendizado deve ser facilitado por meio de nosso trabalho e apoio", afirmou Lindalva.

Estiveram também presentes à mesa de abertura do evento: Sueli Farias, gerente da Célula de Educação Especial da SME, Nonato Nogueira, coordenador do Ensino Fundamental da SME, Weimar Salazar, defensor público e supervisor do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, e Gêwada Linhares, Coordenadora da Educação Especial da Secretaria da Educação do Governo do Estado (SEDUC).

Após a abertura, seguiu-se o 1º bloco de apresentações orais de experiências inclusivas e a palestra com a professora e doutora Tânia Dourado, sobre a inclusão escolar por meio da literatura. Durante a tarde, haverá novo bloco de apresentações orais de experiências inclusivas e uma mesa-redonda sobre autismo e aprendizagem no contexto da inclusão. O III Seminário de Experiências Educacionais Inclusivas do Município de Fortaleza segue até amanhã, terça-feira (11/10).

Clique aqui para acessar a programação completa do evento.