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Diretores da Rede Municipal participam de encontro do Programa Diálogos Socioemocionais

 

 

A importância das competências socioemocionais para a educação integral e o papel do gestor escolar no desenvolvimento dessas habilidades foram discutidos no encontro do programa Diálogos Socioemocionais, realizado na tarde desta quarta-feira (14/08), no Auditório Deputado Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará. O encontro reuniu diretores das escolas da Rede Municipal para um momento de debate e reflexão sobre a temática.
 
O programa Diálogos Socioemocionais, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (SME), em uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, busca promover a discussão das competências socioemocionais em sala de aula, buscando intensificar o exercício da cidadania, a partir da abordagem de temáticas como respeito, responsabilidade, confiança e curiosidade para aprender.

A secretária da Educação, Dalila Saldanha, esteve no encontro e enfatizou a necessidade dos diretores estarem engajados com o programa. "Sabemos que os aspectos cognitivos são importantes, mas se não soubermos lidar com os sentimentos e se relacionar bem com as pessoas, não adianta nada. Faz a diferença hoje ter competências socioemocionais. Confiem nesse trabalho que estamos desenvolvendo. Espero que vocês saiam mais empoderados com os conteúdos repassados e acreditem nesse programa para melhor desenvolver nossos alunos".   

O diretor Adriano Nascimento, da Escola Municipal Terezinha Ferreira Parente, na Lagoa Redonda (Distrito 6), conta que o programa Diálogos Socioemocionais já mostra resultados positivos na unidade. "Percebi mudança no perfil dos professores que participam do programa, no sentido de valorizarem o diálogo. Um exemplo foi no conselho de classe, tivemos um outro olhar dos educadores. Além disso, tivemos impacto positivo nas notas dos alunos. Gosto do programa porque o foco é na sala de aula, no aluno. Acredito nessa iniciativa pelos resultados que estamos tendo", considera.   
 
Programa
Em 2018, a SME implantou o programa com as escolas de 6º ano, para isso foram formados coordenadores, professores de língua portuguesa e matemática. Neste ano, nossa proposta se estende para as turmas de sétimo ano, continuam sendo formados professores de língua portuguesa e matemática e coordenadores pedagógicos. Ao formar o coordenador pedagógico é intenção desta secretaria que outros professores sejam envolvidos  no desenvolvimento intencional das competências socioemocionais.