Extranet

 

Agosto+ leva alunos da Rede Municipal a espaços culturais de Fortaleza

 

O mês de agosto na Rede Municipal de Ensino é de muito mais cultura, protagonismo, esporte, ciência, tecnologia e lazer. Isso porque a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), promove o Agosto+, programação dedicada aos alunos das escolas municipais em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado no último domingo (11/08). A cerimônia de abertura lotou o Cineteatro São Luiz, no início do mês, quando o público acompanhou apresentações de violino, ballet, hiphop, ginástica rítmica e dança dos alunos da Rede.

A iniciativa tem como intuito proporcionar, durante todo o mês de agosto, atividades e vivências fora do ambiente escolar, com diversas atividades em equipamentos culturais de Fortaleza. "Em agosto, temos um dia especial, que é o do estudante. Mas um dia é pouco para celebrar a data, nossos alunos merecem mais. Pensando nisso, surgiu o Agosto+, que é realizado desde 2017. Mobilizamos toda uma programação para eles, queremos que a cidade esteja à disposição de todos nossos alunos, que possam conhecer e desfrutar", destaca o secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia.

O cronograma de atividades do Agosto+ para esta semana (12 a 18/08) contempla mais de 4 mil alunos. Serão realizados 82 eventos, entre eles estão visitações na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que inicia nesta sexta-feira (16/08) e segue até dia 25 de agosto. Só na Bienal, vão ser cerca de 10 mil alunos nos nove dias de evento. Entre os outros destinos das atividades da semana, estão o Museu da Fotografia de Fortaleza, Parque do Cocó e Theatro José de Alencar. Ao todo, mais de 25 mil alunos serão contemplados nesta terceira edição da programação. Em 2017, foram 390 eventos, que envolveram 19 mil alunos da Rede.


A cerimônia de abertura do Agosto+ lotou o Cineteatro São Luiz

Embarcar em uma viagem pelo sistema solar e descobrir que no Universo existem cerca de 100 bilhões de galáxias foi um momento descrito como único pelo estudante Natanael Silva, de 8 anos, da Escola Municipal Santa Luzia, no bairro Dom Lustosa. Ele conheceu o Planetário Rubens de Azevedo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com os colegas e diz que adorou a experiência. "Gostei de descobrir a parte das constelações também, foi muito bonito ver as estrelas formando um desenho no céu. Aprendi mais sobre os planetas e vi muitas estrelas", conta o estudante.

Já o aluno Lucas Barros, do 5° ano na Escola Municipal Irmã Maria Evanete, no Genibaú, fala da felicidade por compartilhar um dia no Parque do Cocó ao lado dos amigos. “Me sinto feliz e realizado por brincar com meus amigos neste espaço tão verde. Na visita ao Parque, também aprendi sobre as árvores. Além de produzir frutos, servem também como remédios para curar as pessoas e como sombra pra gente descansar depois de brincar. Por isso, é importante cuidar da natureza e não poluir”, relata.

Para a professora Radiana Souza, da Escola Lenira Jurema de Magalhães, no Monte Castelo, as atividades do Agosto+ proporcionam aos alunos da Rede Municipal experiências que aumentam a autoestima e até mesmo o prazer de ir à escola. “Essa programação gera muita ansiedade e curiosidade nos alunos. Acredito que o Agosto+ aumenta até o prazer dos alunos irem à escola, pois eles ficam empolgados com as atividades. Para muitos, é a realização de um sonho, por conhecer lugares que antes só viam pela TV e agora vão conhecer e compartilhar com família e amigos”, observa.


Alunos em visitação ao Planetário

Agosto+

A proposta do Agosto+ é ir além dos ambientes da escola e ocupar os espaços coletivos de Fortaleza, com atividades que contemplam seis eixos principais: lazer, cultura, esporte, protagonismo, ciência e tecnologia. A programação inclui visitas a espaços como Theatro José de Alencar, Parque do Cocó, Cine São Luiz, Casa José de Alencar, Escola de Mobilidade Urbana Vicente Veloso Neto e zoológico Sargento Prata, entre outras atividades.

A agenda do Agosto+ 2019 inclui também os Jogos Escolares de Fortaleza 2019, a Semana da Educação Infantil, o lançamento da edição 2019 do Festival de Artes e Protagonismo Juvenil e a posse dos grêmios estudantis - na culminância da campanha "Grêmio Estudantil na Construção da Escola Cidadã", que ocorreu este ano, com a meta de eleger agremiações em 100% das unidades de Ensino Fundamental II da Rede Municipal.

Confira o cronograma de atividades desta semana.