Extranet

 

[CAMPANHA LEITURA PARA A VIDA] Confira a "galeria do leitor" do mês de agosto com ações realizadas nas escolas

 

No mês de agosto, a campanha "Leitura para a Vida, com Vida", por meio da "galeria do leitor", divulga as experiências leitoras vivenciadas pelos estudantes nas unidades escolares dos seis Distritos de Educação. O envolvimento de toda a comunidade educativa no desenvolvimento das ações favorecem a construção de uma escola leitora, bem como a ampliação universo leitor dos estudantes.

A escritora Tércia Montenegro, homenageada com Selo Machado de Assis edição 2019, revela a influência que sua obra sofreu a partir das leituras dos livros da escritora Lygia Fagundes Telles. E conta ainda que na escola iniciou as escritas de contos que posteriormente foram publicados em seu primeiro livro.

“Ao fazer essas leituras, acessava mundos tão formidáveis, de imaginação... De pessoas que conhecia mentalmente, que são os personagens, que começava a querer ter essa sensação não apenas com aquilo que estava lendo, mas o que eu pudesse escrever”, comenta.

O contato com a leitura possibilita aos estudantes acessar mundos extraordinários, ampliar seus conhecimentos e experimentar momentos de deleite e fruição. As leituras também exercem uma forte influência sobre o imaginário dos estudantes favorecendo o processo criativo, quer seja na oralidade ou na escrita, bem como exerce forte influência na formação leitora dos mesmos.

Confira as imagens das ações leitoras nas unidades escolares:

Estudantes da EJA III da Escola Municipal Antônio Correia Lima (Distrito 1) mergulharam na literatura por meio das biografias de autores cearenses

E a poesia invadiu a sala de aula na Escola Municipal Professora Consuelo Amora (Distrito 2). Após a leitura de poemas, os estudantes da EJA IV produzem seus próprios textos. 

Na Escola Municipal Monsenhor Linhares (Distrito 3), o ciclo de leitura, realizado semanalmente na turma do 8º ano, amplia o universo leitor dos estudantes e favorece o gosto pela leitura

Na Escola Municipal Tereza D’ana (Distrito 4), a literatura toma conta de todos os espaços da escola e encanta a todos

Compartilhar leituras e mergulhar no universo encantador dos livros é prática rotineira na ETI Maria José Ferreira Gomes (Distrito 5)

Na Escola Municipal Angélica Gurgelo (Distrito 6), reconto das histórias lidas envolve os estudantes no universo de descobertas e emoções