Extranet

 

[FORTALEZA] Prefeito e Primeira-dama se reúnem para debater ações voltadas à Primeira Infância

 

 

O prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama Carol Bezerra se reuniram, nesta segunda-feira (12/08), com representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Governo, Relações Internacionais e Gabinete da Primeira-dama, para definir os próximos marcos para a Primeira Infância a serem executados até o final da gestão. Na ocasião, o prefeito delegou funções relativas a cada ação a ser implantada, dentre elas um comitê intersetorial de políticas de Primeira Infância e fortalecimento das relações na frente parlamentar.

Em relação aos espaços públicos, foram citadas iniciativas como a expansão do Mini Bicicletar e o Proinfra Criança, que consiste na adaptação dos espaços das obras do Programa de Ações Imediatas no Trânsito e Transporte (PAITT), de modo a beneficiar a vivência infantil com os locais públicos, além da construção de novas Areninhas, parques infantis e da criação de Núcleos de Primeira Infância do Projeto Atleta Cidadão em todas as regionais.

No âmbito escolar, foi inclusa a implantação de núcleos de abordagem socioemocionais nos Centros de Educação Infantil (CEI), com a contratação de psicólogos e a realização de pesquisas de avaliação para processos na escola e a inserção do programa Cresça Com Seu Filho dentro dos CEIs, intitulado Cresça na Educação. “Essa iniciativa vem, justamente, para ampliar o atendimento, levando-o para as escolas, atingindo mais famílias que não estão mais matriculadas no Cresça Com Seu Filho, pois decidiram colocar as crianças na creche”, disse Carol Bezerra.

Na saúde, foram definidas a implantação de Ocas de Saúde Comunitária, a expansão dos Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDI) com a possibilidade de estender a contratação de mais profissionais para o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), o Hospital da Criança, a expansão dos postos de saúde, das salas de coleta de leite materno e da Bebê Clínica Odontológica, além da construção de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil no bairro Bom Jardim e a criação dos Centros de Parto Normal.

Também foram citadas ações recentes já realizadas, como o projeto Família Acolhedora, o apoio ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) para adoção e para salas adaptadas para depoimento, a criação do Comitê de Sub-registros e de dois novos Conselhos Tutelares.

Seminário

Um comitê especial com gestores municipais foi criado para a realização de um seminário sobre Primeira Infância, a acontecer no final deste mês de agosto. O evento será destinado a agentes comunitários de saúde e gestores envolvidos com a temática.

Os convidados deverão realizar palestras sobre assuntos pertinentes à Primeira Infância. Além disso, a Prefeitura irá prestar contas sobre as ações que vêm sendo realizadas na área desde o início da gestão e apresentar com mais detalhes os novos marcos a serem implantados até 2020. Em breve, mais informações sobre o evento serão divulgadas.