Extranet

 

[AGOSTO+] Alunos conhecem rotina de trabalho do SAMU Fortaleza

 
Alunos da Escola Municipal Gabriel Cavalcante, do bairro Presidente Kennedy (Distrito 3), tiveram uma manhã de conhecimentos fora da sala de aula nesta segunda-feira (1208). Ao todo, 25 estudantes do 5º ano, visitaram a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Fortaleza), localizado na Parquelândia, e conheceram de perto detalhes do serviço, além de receberem orientações sobre primeiros socorros. A visita compõe a programação do Agosto+.

Para a aluna Maria Eduarda de Sousa, de 11 anos, experiências como essas são muito legais e estimulam o aprendizado dos alunos. “Essa oportunidade de sair da escola e aprender coisas diferentes é muito boa. Muitos dos conhecimentos de primeiros socorros que aprendi aqui, com certeza, vou utilizar na escola, em casa, além de repassar para meus amigos”, pontuou.

Acompanhante dos alunos, a professora Tércia Dantas destacou que as visitas proporcionadas pela programação do Agosto+ oportunizam momento de lazer, como também um rico aprendizado. “As crianças estão numa fase de curiosidade e vivências e isso é extremamente importante para o processo de aprendizagem, já que também utilizamos o conhecimento aqui absorvido nas atividades em sala de aula. Além disso, visitar órgãos que prestam serviços à sociedade possibilita aos alunos admiração e respeito aos profissionais”, explicou.
 
  
Alunos receberam orientações sobre primeiros socorros
 
Para Ecleidson Fragoso, coordenador de eventos do SAMU, receber alunos para conhecer de perto o dia a dia do serviço é de extrema relevância, já que a escola é o símbolo do aprendizado e de formação dos cidadãos. "Contribuir com a educação destes meninos de forma diferenciada é investir na formação cidadã de pessoas que terão a atenção de cuidar de si e dos colegas, assim como de repassar os conhecimentos aqui recebidos para a sua família e comunidade escolar”, detalhou o técnico que recebeu e acompanhou com entusiasmo a turma de alunos.

Na programação, os alunos conferiram ainda palestra sobre o funcionamento do SAMU, alerta sobre como os trotes podem atrapalhar a resposta do serviço em tempo hábil para salvar vidas, conheceram uma ambulância de dentro, e ainda participaram de atividades de simulação ao atendimento de vítimas de acidente.

A visita também faz parte das ações do Projeto Samu Júnior, que estimula habilidades técnicas e comportamentais que visam à prevenção de acidentes diversos, sobretudo, na escola e no lar. Por meio de uma formação interdisciplinar ministrada em 20 horas/aula, crianças e adolescentes recebem orientações voltadas aos primeiros socorros diante de situações de urgência.
 
  

Agosto+
A programação do Agosto+, que ocorre ao longo do mês, acontece em diversos espaços de Fortaleza. A agenda do mês inclui visitações aos equipamentos culturais parceiros da SME e na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, contempla também os Jogos Escolares Municipais, a Semana da Educação Infantil, lançamento da edição 2019 do Festival de Artes e Protagonismo Juvenil e a posse dos grêmios estudantis - na culminância da campanha "Grêmio Estudantil na Construção da Escola Cidadã". A iniciativa tem como intuito proporcionar, durante todo o mês, atividades e vivências fora do ambiente escolar, com ações contemplando seis eixos principais: lazer, cultura, esporte, protagonismo, ciência e tecnologia.