Extranet

[AGOSTO+] Alunos da EM Santa Luzia visitam planetário do Dragão do Mar

Dando continuidade à programação prevista para o Agosto+, alunos da Escola Municipal Santa Luzia, no bairro Dom Lustosa (Distrito 3), visitaram, na manhã desta quinta-feira (08/08), o Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O momento foi repleto de conhecimento sobre os astros, o que gerou um momento único de descoberta para mais de 55 estudantes do 2° e 3° ano que participaram da atividade.

Embarcar em uma viagem pelo sistema solar, descobrir que no universo existem cerca de 100 bilhões de galáxias e 88 constelações foi um momento único de descoberta para o estudante Natanael Silva, de 8 anos, da EM Santa Luzia. Ele relata que esta é a primeira vez que visita um planetário e adorou porque teve a oportunidade de ter uma incrível visão dos astros e do sol. "Também gostei da parte das constelações porque foi muito bonito ver as estrelas fazendo um desenho no céu. Eu aprendi sobre os planetas e vi muitas estrelas", complementa o estudante.

A aluna Ana Lívia Rodrigues, de 8 anos, concorda com o colega e diz que conhecer um pouco da história dos planetas lhe possibilitou muitas emoções e interesse pela astronomia. "Essa experiência despertou ainda mais meu amor pelo sol. Eu achei muito legal quando ficou tudo escuro e de repente senti que eu estava girando. Foi muito legal descobrir que no pôr do sol a temperatura dessa estrela aumenta e fica muito quente e aí ficamos com muito calor, mas nós precisamos muito dele para viver", reflete.

A atividade, conforme a professora Márcia Venâncio, uma das professoras que acompanhou os estudantes durante a visita, serviu como um suplemento cultural, pois os estudantes já estão vendo o mesmo conteúdo em sala de aula. "Esse momento, além de proporcionar um conhecimento sobre os espaços culturais da cidade, que também pertencem aos nossos alunos, vai fazer com que eles ampliem a visão sobre o universo. Entender que existe um sistema solar não é só o culto ao estético, mas uma rica viagem pelos planetas. E eles estão aqui justamente para aumentarem os seus conhecimentos vendo na prática como funciona um planetário", comenta a educadora.

Planetário Rubens Azevedo
O Planetário Rubens Azevedo é um espaço disseminador de atividades turístico-educacionais na cidade. O equipamento é administrado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará com gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM), que proporciona aos visitantes uma incrível visão dos astros com projetores de última geração.

Agosto+
O cronograma de atividades previsto dentro da programação do Agosto+ para esta semana (05 a 09/08) continua. Ao todo, neste período, serão realizados 144 eventos, contemplando 4.168 alunos da Rede Municipal. A agenda, que ocorre ao longo do mês, acontece em diversos espaços de Fortaleza. A iniciativa contempla seis eixos principais: lazer, cultura, esporte, protagonismo, ciência e tecnologia.