Extranet

 

[AGOSTO+] Alunos da EM Angélica Gurgel visitam Museu da Fotografia de Fortaleza

 

Na primeira semana do Agosto+, programação especial do mês do estudante na Rede Municipal, os alunos da Escola Municipal Angélica Gurgel, na Messejana (Distrito 6), conheceram o Museu da Fotografia de Fortaleza. A visita ocorreu nesta quarta-feira (07/08), em uma tarde de conhecimento fora da sala de aula, o que rendeu uma experiência diferente para os 37 estudantes do 8º ano que participaram da atividade. Na parte da manhã, os alunos da Escola Manoel Malveira Maia, na Granja Lisboa (Distrito 5), também visitam o museu. 

Sair da escola e embarcar em uma experiência cultural foi um momento único para a aluna Mharya Sousa, de 15 anos. Ela conta que esta é a primeira vez que visita um museu e adorou a tarde que teve ao lado dos colegas. "Cada quadro da coleção do museu é muito interessante, não imaginaria ver tanta coisa legal. A gente pôde conhecer mais da fotografia e a história de muitas delas. Aprendemos a apreciar uma imagem", celebra a estudante.

A aluna Malu Campos, de 13 anos, concorda com a colega e diz que conhecer um pouco da história de fotografia antiga foi uma experiência muito bacana. "Essa experiência despertou ainda mais meu interesse pela fotografia e por querer conhecê-la mais, não olhar só por olhar", reflete.

 

Mais de 30 estudantes do 8º ano da Escola Municipal Angélica Gurgel visitam o Museu da Fotografia 

A professora Cintielena Holanda Costa, uma das profissionais que acompanhou os alunos, conta que a visita veio em boa hora, pois os estudantes vão desenvolver um projeto ligado à fotografia, intitulado “Meu Cotidiano sob Lentes e Olhares”, desenvolvido na disciplina de geografia. Segundo a educadora, os alunos estavam bem ansiosos pela visita.

"Acredito que essa experiência, além de contribuir para o projeto, vai fazer os alunos ampliarem a visão da fotografia. Entender que a fotografia não é só o belo, mas o externo. Enxergar na fotografia uma história. Essa foi uma oportunidade também de sair da escola e conhecer espaços culturais na cidade que eles costumam não ter acesso. Conhecer os lugares faz eles se sentirem parte desses espaços que também são deles", avalia a educadora.

Museu
O Museu da Fotografia de Fortaleza é um espaço disseminador da cultura fotográfica na cidade. O equipamento é administrado pelo Instituto Paula e Silvio Frota, detentor de uma das mais tradicionais coleções de fotografia do Brasil, que abre seu acervo e instalações para os alunos e sentidos do público. A extensão da coleção - fotos históricas, fotojornalismo, arquivos fotográficos, retratos, paisagens, crônicas visuais, assim como a diversidade de autores entre brasileiros e estrangeiros, cobrem um amplo espectro da história da fotografia. 

Agosto+
O cronograma de atividades previsto dentro da programação do Agosto+ para esta semana (05 a 09/08) continua. Ao todo, neste período, serão realizados 144 eventos, contemplando 4168 alunos da Rede Municipal. A agenda, que ocorre ao longo do mês, acontece em diversos espaços de Fortaleza. A iniciativa contempla seis eixos principais: lazer, cultura, esporte, protagonismo, ciência e tecnologia.