Extranet

 

Equipe da SME participa da I Mostra Nacional de Feiras de Ciências

 

 
A Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental/Célula de Desenvolvimento Curricular, divulga a participação da estudante Maria Eduarda Amorim Lima e do professor orientador Lucas de Sousa Ribeiro, como representantes da Rede Municipal de Ensino na I Mostra Nacional de Feiras de Ciências. A mostra ocorreu junto com a Feira de Tecnologias, Engenharia e Ciências e com a Reunião anual da SBPC, no período de 22 a 26 de julho de 2019, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

A equipe foi classificada por ter participado, pela EM Professora Maria Odnilra Cruz Moreira (Distrito 2), da VIII Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza, promovida pela SME em 2018, com o trabalho 'Biodiversidade Regional e Conservação do Parque do Cocó: Uma proposta de tomada de consciência pela arte-educação'. “Nossa escola é situada bem perto do Parque Ecológico do Cocó e, durante as aulas de ciências, percebemos que os estudantes não tomavam consciência da importância do local. Então, a partir de uma discussão sobre o tema, eles perceberam a relevância da conservação da biodiversidade e do Parque para nossa cidade”, relatou o professor Lucas de Sousa sobre as motivações da pesquisa.  

O orientador Lucas Ribeiro pontua ainda que essa proposta enriquece a aprendizagem e proporciona experiências diferenciadas. “Passamos de sala em sala, desenvolvemos um trabalho de coleta seletiva no bairro e foi bastante interessante a resposta que rendeu para a escola. Assim, para além do próprio resultado que o trabalho traz para a educação ambiental, também está a formação do estudante cientista, onde despertamos no aluno a curiosidade de sempre ir atrás de novos conhecimentos”, concluiu.

A Mostra Nacional de Feiras de Ciências tem como objetivo incentivar e divulgar o desenvolvimento das atividades científicas que estão sendo produzidas, além de aproximar estudantes e professores da educação básica e ensino superior. 

A SME parabeniza as estudantes Maria Eduarda Amorim e Manuela Barbosa de Freitas, que também integrou a equipe durante apresentação do trabalho em 2018, e ao professor orientador Lucas Ribeiro pela excelente pesquisa desenvolvida na mostra, o que possibilitou aos participantes muitos conhecimentos, trocas de experiências e vivências.


Fortalecimento da aprendizagem
A SME vem desenvolvendo diversas ações pedagógicas que visam potencializar a aprendizagem dos estudantes e as práticas científicas em âmbito escolar, como o Edital de Financiamento de Boas Práticas e a Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza. Estas ações pedagógicas vêm contribuindo, de modo significativo, para o desenvolvimento e fortalecimento do letramento científico dos estudantes e para o apreço à investigação, criatividade,  curiosidade e  reflexões sobre problemáticas do cotidiano.