Extranet

 

Profissionais da Rede participam do 2º encontro presencial do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Resultados de Aprendizagem

 
Coordenadores, diretores, supervisores escolares e técnicos da Rede Municipal participam, nesta segunda-feira (05/08), do segundo encontro presencial do curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Resultados de Aprendizagem, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). A formação, realizada pela Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais e sociais inerentes à gestão de ensino e aprendizagem.

Durante a abertura do encontro, o secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia, frisou a relevância da ação formativa para um permanente aperfeiçoamento da gestão. “Esse é um curso preparado com muito carinho e, principalmente, pensado na importância de estar em constante formação. Afinal, quem está no chão da escola sabe que todos os dias há uma dinâmica diferente e, com isso, se manter renovado é uma necessidade para que se ofereça o melhor no universo escolar”, disse. 

“Estar na gestão é um ato constante de tomar decisões. Quanto mais se aprimora a prática, mais se diminui as possibilidades de erros e se elevam os ganhos  educacionais. Então, espero que possamos continuar nesta caminhada de muita dedicação e avanços“, concluiu o gestor, dando boas-vindas aos profissionais neste início de segundo semestre letivo.

A programação da formação, baseada em estabelecimento de metas e resultados, seguiu com a apresentação de vídeos sobre experiências exitosas do Centro Educacional de Referência Herval da Cruz Braz (Juiz de Fora/MG) e da Escola Municipal Jader de Figueiredo (Fortaleza/CE); palestra “Políticas Públicas, Participação dos Professores e Gestão do Tempo Escolar”, do professor Eduardo Magrone; além de informes pedagógicos da supervisora do CAEd, Carla Machado.

Para Adriana Barbosa, diretora da Escola Municipal Professora Aída Santos e Silva (Distrito 2), a dinâmica do curso traz contribuições para o aspecto profissional e pessoal dos participantes. “Nessa formação vemos conteúdos que vão muito além daquela gestão escolar comum e isso é enriquecedor, contribui muito. Temos o contato com disciplinas e vivências que levamos para nossas vidas, aplicando em muitas situações, sejam elas com os alunos ou na convivência com os colegas de trabalho”, afirmou a diretora.

O curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Resultados de Aprendizagem, ao todo, tem carga horária de 180h, com as seguintes disciplinas: diagnóstico e metas de aprendizagem; gestão pedagógica e objetivos de aprendizagem; participação de professores e gestão do tempo escolar; frequência de estudantes e relação da escola com a família e a comunidade.