Extranet

 

Mais de 900 alunos participam de abertura do Agosto+ no Cineteatro São Luiz

 

Nada melhor que música, dança e arte para dar início ao Agosto+ 2019, conjunto de ações planejado para os alunos da Rede Municipal em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto. A cerimônia de abertura reuniu mais de 900 estudantes na tarde desta sexta-feira (02/08), no Cineteatro São Luiz. A abertura contou com apresentações de violino, ballet, ginástica rítmica e dança dos alunos da Rede, além da participação do grupo Sense Company. 

A programação especial, que ocorre ao longo do mês, acontece em diversos espaços de Fortaleza. A agenda inclui visitações aos equipamentos culturais parceiros da SME e na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, contemplará também os Jogos Escolares Municipais, a Semana da Educação Infantil, lançamento da edição 2019 do Festival de Artes e Protagonismo Juvenil e a posse dos grêmios estudantis - na culminância da campanha "Grêmio Estudantil na Construção da Escola Cidadã".

O secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia, participou da abertura da temporada 2019 do Agosto+ e reforçou o papel da programação no mês do estudante. “Em agosto, temos um dia especial, que é o do estudante. Mas um dia é pouco para celebrar a data, nossos alunos merecem mais. Pensando nisso, surgiu o Agosto+, que é realizado desde 2017. Mobilizamos toda uma programação para eles, queremos que a cidade esteja à disposição de todos nossos alunos, que possam conhecer e desfrutar. Aproveitem e se divirtam”, deseja Jefferson, que ainda agradeceu a dedicação de toda equipe da Educação empenhada neste projeto.   

 

Programação do Agosto+ 2019 vai contemplar 25 mil alunos da Rede Municipal

Na abertura do Agosto+, já se pôde imaginar o que vem por aí. A aluna Roberta Galvão Pereira, de 9 anos, da Escola Municipal Moura Brasil, no bairro Moura Brasil (Distrito 1), diz que se divertiu muito e está feliz por ter assistido às apresentações no Cineteatro São Luiz. “Foi muito legal estar com os amigos e professores no evento, foi demais a experiência. Ficamos impressionados com tudo. Conhecer mais da cidade nos traz aprendizados de nossa cultura. Voltamos mais leves neste segundo semestre com atividades como essa”, comenta a aluna. 

Na visão da professora Radiana Souza, da Escola Lenira Jurema de Magalhães, no Monte Castelo (Distrito 1), as atividades do Agosto+ proporcionam aos alunos experiências que aumentam a autoestima e até mesmo o prazer de ir à escola. “Essa programação gera muita ansiedade e curiosidade nos alunos. Acredito que o Agosto+ aumenta até o prazer dos alunos irem à escola, pois eles ficam empolgados com as ações. Para muitos, é a realização de um sonho, por conhecer lugares que antes só viam pela tv e agora vão conhecer e compartilhar com família e amigos”, avalia. 

Agosto+
Em 2018, a programação do Agosto+ contemplou 21.800 alunos de 207 escolas municipais. Para 2019, a meta da Secretaria Municipal da Educação (SME) é atender 25 mil alunos da Rede Municipal.

A iniciativa tem como intuito proporcionar, durante todo o mês, atividades e vivências fora do ambiente escolar, com ações contemplando seis eixos principais: lazer, cultura, esporte, protagonismo, ciência e tecnologia.