Extranet

 

Prefeitura realiza abertura do 2º semestre letivo e entrega de escola requalificada

 

Na manhã desta quinta-feira (01/08), o prefeito Roberto Cláudio esteve na Escola Professora Edith Braga, no bairro Aerolândia, para receber os alunos no primeiro dia de aula do segundo semestre letivo. Na oportunidade, o Gestor também realizou a entrega oficial da requalificação da Escola, que passou por obras de melhorias e ainda anunciou novidades e investimentos no setor da Educação.

A Escola Professora Edith Braga atende 887 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O equipamento passou por obras estruturais, como implantação de coberta metálica do pátio, fachada nova, piso industrial, reforma da cozinha e de salas de aula, instalação elétrica e hidráulica, pintura dos pátios, entre outras intervenções. O investimento total de infraestrutura foi de aproximadamente R$ 1.104.550,00.

Um dos alunos beneficiados com a reforma da escola, o estudante do 5º ano, Caique Nascimento, de 15 anos, contou o que achou das melhorias. “A escola estava muito acabada. Ajeitaram e mudaram tudo. Tivemos problema no teto ano passado e consertaram. Está nova de novo, tudo bem ajeitadinho, com pintura nova. Agora está melhor para aprender”, disse.


Caique Nascimento, do 5º ano, foi um dos alunos beneficiados com a reforma da escola

Roberto Cláudio também anunciou outras vitórias e novidades para o setor, como investimentos em novos equipamentos, serviços e ampliações. “Retornamos com algumas novidades neste segundo semestre, uma delas é um aplicativo para relação entre família e escola chamado 'Diga Aí, Escola', que vai facilitar a comunicação com os pais e responsáveis”, destacou.

Completando as atividades, o Prefeito compartilhou outras ações, como um novo prêmio de gestão escolar. "O prêmio não será dado apenas pelo resultado da aprendizagem, mas pelo conceito mais amplo de gestão, um incentivo a mais para aprimorá-la. Por último, teremos investimentos em infraestrutura dentro do Mais Educação”, completou.

Também foram anunciadas 26 novas escolas e 36 novos Centros de Ensino Infantil, além da compra de novos equipamentos e mobiliários.


Abertura de semestre marcou também entrega de requalificação

Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), lembrou dos grandes investimentos em recuperação das infraestruturas escolares. “Lançamos, em 2017, um pacote de requalificações de cerca de 200 escolas, lembrando que nosso parque conta com de mais de 570 unidades. Todas estão passando por vistorias e manutenção preventiva e corretiva, pensando na segurança das crianças e profissionais, conforto e acessibilidade. O mais importante é termos espaços onde possamos promover as atividades pedagógicas de forma lúdica, agradável, com ventilação, iluminação adequada e toda uma estrutura que dialogue com nossa proposta pedagógica”, afirmou.

Conquistas

A Rede Municipal de Fortaleza é a 4ª maior do Brasil em número de matrículas, segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atualmente, são mais de 221 mil estudantes atendidos no parque escolar, com 573 equipamentos. Fortaleza é ainda a capital do Nordeste com maior redução na taxa de abandono escolar (93,8% de 2008 a 2018). Já no Spaece ALFA 2018, a Cidade teve 92,4% dos alunos alfabetizados no período correto, dado superior ao registrado no Ceará, que é de 89,6%, além de 206 escolas no nível desejado de alfabetização, crescimento de 930% entre 2012 e 2018.
 


Fortaleza é a 4ª maior Rede do Brasil em número de matrículas

App "Diga Aí, Escola"

O aplicativo anunciado pelo prefeito Roberto Cláudio será uma ferramenta de escuta da comunidade escolar sobre os serviços oferecidos pela Rede Municipal. Participarão alunos, pais/responsáveis, professores, gestores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais.

Pacote de requalificações

O pacote de requalificação realizado pela Prefeitura de Fortaleza contemplará 200 unidades escolares até 2020, com previsão de investimento de R$ 40 milhões. As intervenções realizadas nas escolas priorizam sempre a infraestrutura, com foco na segurança de professores e estudantes.

>>> Confira mais fotos no Facebook da SME >>>



Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza