Extranet

 

[FORTALEZA] Prefeito Roberto Cláudio recebe estudantes selecionados no Projeto Juventude Sem Fronteiras 2019

 

O prefeito Roberto Cláudio recebeu, na tarde desta quarta-feira (31/07), no anfiteatro do Paço Municipal, os estudantes selecionados na edição 2019 do projeto de intercâmbio Juventude Sem Fronteiras. Cem jovens irão estudar por oito semanas na Inglaterra e na Espanha. Os embarques serão nos próximos dias 3 e 10 de agosto. A secretária da Educação, Dalila Saldanha, também participou do bate-papo com os estudantes. 

Os novos intercambistas participaram do programa Academia Enem em 2018 e passarão duas semanas no país escolhido no ato da inscrição, com as despesas pagas (passagens aéreas, emissão de visto e de passaporte, alimentação, hospedagem e seguro médico e de viagem), além de ajuda de custo e atividades culturais programadas. Os estudantes serão alocados nas cidades de Liverpool e Manchester, na Inglaterra, e em Salamanca e Granada, na Espanha. Serão 50 jovens em cada país.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, a iniciativa reduz desigualdades e transforma realidades. “Esse projeto, desenvolvido com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é uma oportunidade de produzir líderes para o futuro, que possam influenciar as universidades, as famílias e as comunidades. Ao estudar fora, experimentar uma nova língua e uma nova cultura, os jovens que, muitas vezes, nunca saíram de Fortaleza, retornam à sua terra positivamente impactados, ganham autoestima, autoconfiança e novas ferramentas para a vida”, destacou o Gestor durante a solenidade, da qual participaram secretários municipais, deputados e vereadores.

Para participar da seleção, o aluno matriculado no Academia Enem em 2018 precisava ter entre 18 e 29 anos, ter cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública ou ainda cursar o terceiro ano em escola pública, ter obtido a frequência mínima obrigatória de 65% nas aulas do Academia Enem e ter comprovado a nota geral no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Aprovada em Odontologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), a ex-aluna do Academia Enem, Natália Martins, foi selecionada para estudar em Manchester, na Inglaterra, e descreveu a expectativa pré-embarque. “Durante a minha preparação pré-vestibular, dediquei-me bastante. Fui a todas as aulas, nunca faltei. Hoje, além de universitária, estou muito feliz pelo reconhecimento do meu esforço. Sairei do país pela primeira vez. Pretendo aprender inglês, conhecer outra cultura e expandir minha mente”, comentou.

A ex-aluna do Academia Enem, Natália Martins, foi selecionada para estudar em Manchester, na Inglaterra

Esta é a terceira edição do programa, que já beneficiou 200 jovens fortalezenses. Em 2017, na primeira edição, os jovens foram para o Canadá e Espanha. Já em 2018, os alunos realizaram o intercâmbio na Inglaterra e Espanha. O coordenador Especial de Políticas de Juventude de Fortaleza, Júlio Brizzi, ressaltou os diferenciais desta edição.

“Este ano, a gente ofereceu uma preparação melhor, com aulas prévias de inglês e espanhol para que os estudantes já cheguem mais ambientados ao destino. Foram realizados alguns workshops com participantes das edições anteriores, apresentando as cidades, destacando os principais pontos e as informações indispensáveis. Além disso, foram organizados vários encontros com as famílias dos alunos selecionados. É um projeto que engrandece os nossos jovens que, ao retornarem, irão às escolas públicas compartilhar a experiência. Isso demonstra que a educação é o grande caminho de transformação da pessoa e da sociedade”, considerou.

Histórias que inspiram

Aos 19 anos, Thales Caldas esteve na Espanha na edição anterior do programa e relatou o impacto da própria experiência. “Vivi uma fase magnífica. Entender uma nova realidade, diferente da vivida aqui, mudou a minha forma de olhar para o mundo. Hoje, tenho muito mais esperança. No passado, acreditava não ter oportunidade alguma para mim. Agora, depois de imergir em uma cultura diferente e visualizar lugares incríveis, tenho uma perspectiva mais bacana. Isso me prova que se a gente se esforçar e aproveitar oportunidades assim, é possível mudar aos poucos”, finalizou.

Thales Caldas esteve na Espanha na edição anterior e relatou que viveu "uma fase magnífica''

Saiba mais

O Academia Enem é um curso gratuito ofertado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), voltado para a orientação e preparação de jovens estudantes, em especial os da rede pública de ensino, para o ingresso na educação superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares em geral. Desde 2013, ano do início do programa, o Academia Enem já beneficiou quase 70 mil pessoas.

(Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza)