Extranet

 

SME promove encontros para orientar profissionais da Rede Municipal sobre o Saeb 2019

 
A Secretaria Municipal da Educação (SME) promoveu, nos dias 25 e 26 de junho, dois encontros para orientações sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019. O encontro, que ocorreu na Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE), teve como tema "Avaliação como instrumento de gestão e acompanhamento de ensino e aprendizagem”. 
 
O evento teve como objetivo apresentar as informações necessárias referentes às avaliações do Saeb, que ocorrerão no período de 21 de outubro à 01 de novembro de 2019. O encontro contou com a participação dos gerentes de ensino, técnicos da avaliação do currículo, formadores dos professores do 2°, 5° e 9° anos e formadores dos coordenadores pedagógicos de todos os seis distritos de educação. 
 
Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é uma pesquisa de larga escala que permite a avaliação da qualidade da educação ofertada no país, bem como fornece insumos para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento das políticas educacionais. O principal objetivo é realizar um diagnóstico da educação básica brasileira, a partir da aplicação de testes cognitivos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática que possibilitam aferir a proficiência nessas áreas, bem como, a partir da aplicação de questionários para os estudantes, professores, diretores e escola.