Extranet

 

SME promove 4º formação para profissionais de apoio escolar dos Distritos 4 e 5

 
A Secretaria Municipal da Educação (SME) promoveu, por meio da Coordenadoria do Ensino Fundamental (COEF), a 4ª formação para profissionais de apoio dos Distritos de Educação  4 e 5. A capacitação, realizada no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará, teve como tema “O papel do profissional de apoio da educação relacionado ao aluno com deficiência física”.
 
A capacitação teve como objetivo apresentar estratégias de trabalho para o desenvolvimento dos estudantes com deficiência física e contou com a orientação das técnicas do Núcleo da Educação Inclusiva e Diversidade da SME, Rafaele Oriá e Maria Vilene Nunes.
 
Para Elania Cristina Oliveira, profissional de apoio da Escola Maria Rochelle, no bairro Cidade Nova (Distrito 4), a capacitação possibilitou novos conhecimentos que irão lhe agregar novos valores: “Após ter participado dessa formação, aprendi a minimizar as barreiras para ajudar os estudantes com deficiência física e entendi que é necessário guiar esses alunos para que eles desenvolvam sua própria autonomia. A maneira em que foi conduzido o tema me deixou preparada para desempenhar meu trabalho com segurança e bastante competência", reflete. 
 
Já Luciana dos Santos, profissional de apoio da Escola Municipal Creusa do Carmo Rocha, localizada na Granja Porugal (Distrito 5), pontuou a importância de desempenhar um bom trabalho na área em que atua. "Nós ajudamos os alunos com deficiência em diversos momentos, como na hora da locomoção, alimentação e higienização pessoal. Além disso, os estimulamos a praticar esportes. Nessa capacitação, as técnicas passaram todos os direcionamentos para que a gente continue desenvolvendo nosso trabalho com segurança e qualidade. Avalio a formação rica em conhecimento e aprendizado", avalia.