Extranet

 

Prefeitura premia 276 escolas municipais com melhores resultados no Spaece 2018

 

 
Fortaleza alcança marca histórica de 92,4% de alunos alfabetizados na idade certa

O prefeito Roberto Cláudio e a secretária da Educação, Dalila Saldanha, entregaram o Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed) às escolas municipais que alcançaram os melhores resultados no Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) e no Spaece-Alfa em cerimônia no Centro de Eventos do Ceará, nesta quinta-feira (27/06). Fortaleza avançou em todos os indicadores de desempenho, incluindo a proficiência de língua portuguesa e matemática no 5º e no 9º ano e nos níveis de alfabetização da Educação Básica.

276 escolas da Rede Municipal subiram ao palco da premiação para a condecoração com placas e recursos financeiros, somando mais de R$ 2,2 milhões. Os dados da última edição do Spaece apontam também que a Rede Municipal alfabetizou 92,5% dos alunos que finalizaram o 2º ano do Ensino Fundamental, dado superior ao registrado no Ceará, que é de 89,6%.

Além disso, a capital cearense registrou um crescimento de 930% no número de escolas no nível desejável de alfabetização (entre 2012 e 2018). O número saltou de apenas 20 escolas (2012) para 206 (2018). Por sua vez, a proficiência de Fortaleza no Spaece Alfa cresceu de 131,4 (2012) para 191,9 (2018), cada vez mais próxima da média do Ceará, que atualmente é de 195,0. São 81,5% dos alunos no nível desejado em 2018. No ano de 2012, o percentual era de 30,2%.

Fortaleza ocupa agora a 103º posição no ranking da educação dos municípios do Ceará, em relação ao Spaece Alfa. Em 2012, o Município ocupava a posição 184º; já em 2017, passou para 110º. Os números ganham mais destaque quando o ranking indica que os resultados foram a partir da avaliação de 14.491 alunos, quando os municípios que ocuparam os primeiros 10 lugares variaram entre 82 (mínimo) e 455 (máximo) estudantes participantes.

 

Pemed 2019 premiou 276 escolas municipais e homenageou personalidades pela colaboração nos avanços da Educação

Para Roberto Cláudio, a celebração é um reconhecimento da nova política que se inaugurou em 2013, com foco na avaliação, na gestão por mérito e na premiação. O gestor atribui os resultados ao compromisso de gestores escolares e professores, que apostam diariamente na educação como caminho para a criação de oportunidade para a juventude. "A cada ano, nossos indicadores têm melhorado, mas hoje, a maior celebração é a universalização da aprendizagem. Praticamente todas as escolas atingiram esse patamar, e isso vem de uma preocupação em aprimorar a gestão e os processos, valorizar o professor e os alunos", reafirmou.

Outros pontos citados pelo prefeito foram o investimento em vagas em creches, que duplicaram, de forma a garantir a socialização e a frequência no ambiente escolar desde os primeiros anos de vida, e a adequação e reformas das infraestruturas, bem como a expansão do tempo integral. "Agora, o nosso desafio é manter a política pública e continuar avançando, aprimorar os resultados e podermos atingir um nível de excelência", disse.

Confira mais fotos do Pemed 2019 no Facebook da SME

Estratégias consolidadas

Para alcançar e avançar ainda mais nos resultados do Spaece, a secretária da Educação, Dalila Saldanha, destacou as ações promovidas pela Secretaria Municipal da Educação (SME) para fortalecer a aprendizagem dos alunos da Rede de Ensino, por meio de uma política educacional estruturada, com um conjunto de estratégias que envolvem o acompanhamento pedagógico sistemático com intervenções ao longo do ano letivo, priorizando os níveis crítico e muito crítico em todas as séries e formações específicas e continuadas para professores e coordenadores pedagógicos. 

"A família está mais perto da escola e acreditando, também, na rede pública de ensino de Fortaleza, e isso nos ajuda a estar promovendo cada vez mais estratégias direcionadas para o aprendizado. A qualidade da educação nos exige olhar para cada criança e atingir cada uma delas. É um esforço promover a qualidade com equidade, identificar o nível de cada criança e adotar as estratégias que sejam adequadas para que elas evoluam. Esse é um desafio permanente", afirmou Dalila.

Além disso, há a disponibilização de materiais estruturados, do 1º ao 5º ano, e protocolos de aprendizagem, do 6º ao 9º ano, que suplementam e potencializam o aprendizado dos alunos; fortalecimento da gestão escolar, com a maior autonomia da escola e gestores escolhidos por mérito; política permanente de valorização dos profissionais da educação; rede de superintendentes e formadores que apoiam a rede escolar; e o Comitê de Aprendizagem, espaço de discussão de onde partem as principais intervenções para melhorar a qualidade da educação.

A SME desenvolve, ainda, os programas de fortalecimento da aprendizagem no âmbito da política de ampliação da jornada escolar — Pró-Técnico, Integração e Mais Educação —, que comportam as atividades voltadas à melhoria da qualidade do ensino, contribuindo para elevar os índices de aprendizagem dos alunos do 1° ao 9º ano, promovendo a educação integral e integrada, articulando a educação formal com vivências artísticas, esportivas e sociais.

 

Alunos, profissionais e gestão municipal celebram resultados de Fortaleza no Spaece 2018

Resultados

A estudante Emily Ferreira, atualmente no 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Edith Braga, tirou primeiro lugar na avaliação do Spaece em Fortaleza, obtendo nota máxima nas proficiências de Português e Matemática. Ela foi uma dos 12 estudantes convidados a receber no palco, das mãos do prefeito Roberto Cláudio, um smartphone, como forma de reconhecimento e incentivo pelos estudos.

Ela contou que estava muito feliz por saber que estar lá significava o resultado de muito esforço. Para Emily, era mais difícil reforçar o estudo fora do turno escolar por conta das distrações. “Quero continuar estudando para poder continuar tendo notas boas e orgulhar minha família”, disse.

Jacqueline Pimentel Lopes é diretora da Escola Municipal Luís Ângelo Pereira, localizada no Vicente Pinzón e a mais bem avaliada na última edição do Spaece. Para ela, o resultado é fruto da parceria entre comunidade, escola, distrito escolar e secretaria do município. “A gente tem um trabalho árduo, coletivo, desde o infantil até o fundamental II até a melhoria da qualidade da educação. Eu tenho orgulho de fazer parte dessa história, que é de Fortaleza inteira. Hoje estamos em primeiro lugar no Spaece. É uma luta coletiva, para que as nossas crianças tenham uma educação de qualidade de verdade”, pontuou.

 

Nesta edição do evento, 834 alunos da Rede Municipal foram premiados com smartphones 

Spaece

A avaliação verifica a qualidade do ensino nos 184 municípios do Ceará e abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais, avaliando os alunos da Educação Básica, desde as etapas de Alfabetização até o Ensino Médio, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Secretaria da Educação do Estado (Seduc). Leia aqui mais informações sobre o Spaece.

Leia mais sobre o Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed)

(Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza)