Extranet

 

[FORTALEZA] Inscrições para programa de estágio da Prefeitura de Fortaleza seguem até domingo (23/06)

 

Seguem até este domingo (23/06) as inscrições para o Programa Jovens Talentos 2019, da Prefeitura de Fortaleza. São 1.449 vagas de estágio remunerado em diversos órgãos municipais para estudantes de nível superior cursando a partir do 4º semestre e que estejam devidamente matriculados nas instituições de ensino conveniadas. No edital há vagas para 42 cursos universitários. A iniciativa é da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ).

Este ano, além de um aumento de 60% no número de vagas, a novidade foi a inclusão de dois novos cursos no Programa: Gestão de Políticas Públicas (UFC) e Gestão Desportiva e de Lazer (IFCE). As provas serão elaboradas pela equipe do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) e aplicadas no dia 7 de julho.

Os selecionados irão receber uma bolsa de R$ 500,00, vale-transporte e a oportunidade de aprender na prática o que é ensinado na universidade. E assim vem sendo para o estudante do 7º semestre de Publicidade e Propaganda e estagiário da Secretaria Municipal de Educação, Gerson Porto, de 23 anos. Ele trabalha criando artes digitais e impressas para a comunicação da pasta e considera a união entre a teoria das aulas e a prática do estágio essencial para o início da carreira.

“Esta é a minha primeira experiência na vida profissional. Aqui, eu destacaria o relacionamento com os profissionais formados. É uma troca, um aprendizado que me enriquece o tempo todo. Eles já me tratam como um profissional e isso com certeza me deixa mais seguro para continuar depois que eu me formar”, comenta Gerson.

Já para Neilde Soares, 33 anos, estudante do 7º semestre de Administração e estagiária da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, outro diferencial é a oportunidade de participar das palestras do Programa Jovens Talentos, realizadas na Rede Cuca, sobre criação de currículos, entre outras orientações que ela considera importantes para o mercado de trabalho. “Além de poder sair da teoria do curso, temos essa dimensão de como funciona o mercado, e é uma experiência muito positiva”, disse.

Marco Antônio da Silva Júnior, de 24 anos, estudante de Geografia e estagiário da Secretaria Municipal de Finanças, destaca a chance de trilhar os primeiros caminhos profissionais dentro do setor público. “Com certeza é algo que traz um peso ao currículo, e os benefícios não são apenas profissionais, mas também pessoais. Estar no setor público é impactar diretamente nas melhorias da cidade, e você vê o resultado daquilo que faz, mesmo ainda sendo estagiário”, conta.

Inscrições

Para se inscrever, o candidato deve fazer o Cadastro Único das Políticas Públicas de Juventude, disponível no Portal da Juventude, e gerar seu número de Cadastro Social. Em seguida, deve preencher o formulário eletrônico de inscrição no Canal Concursos e Seleções e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 30,00. No ato da inscrição, o candidato poderá optar por até dois órgãos públicos de sua preferência para estagiar. Os aprovados na seleção terão ainda uma etapa de entrevistas e o resultado final será divulgado no dia 22 de julho, com início do estágio em agosto.

 

Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza