Extranet

 

Eleições dos grêmios estudantis movimentam unidades da Rede Municipal

 

 

Alunos da Rede Municipal foram às urnas, nesta terça-feira (11/06), para eleger os grêmios estudantis das unidades municipais. A eleição marcou o Dia "D" da campanha "Grêmio Estudantil na Construção da Escola Cidadã", que mobilizou as escolas que ainda não possuem agremiações. A posse coletiva de todos os gremistas está prevista para agosto, mês do estudante. A meta da Secretaria Municipal da Educação (SME) é atingir o percentual de 100% das unidades de Ensino Fundamental II da Rede.
 
Na Escola Municipal Professora Fernanda Maria de Alencar Colares, no bairro Lagoa Redonda (Distrito 6), as eleições ocorreram de modo tranquilo e, segundo a diretora Jamile Moura Almeida, os alunos demonstraram satisfação por escolherem seus representantes. Nove chapas de alunos concorreram ao grêmio estudantil da unidade. "Essa foi a primeira eleição para constituição do grêmio na nossa escola. Acredito que a agremiação pode contribuir para a melhoria da unidade. Os jovens têm muita energia, muita vontade de fazer as coisas acontecerem!", considera.

Confira mais fotos no Facebook da SME

Jamile avalia ainda que os jovens passam a ter mais consciência política quando têm a oportunidade de participar de um grêmio. Além disso, "a escola ganha muito ao valorizar as ideias e participação dos estudantes. Ganha também ao trazer a agremiação para junto da gestão escolar nos momentos de decisões, de fala e escuta, pois a corresponsabilidade e pertencimento fluem mais facilmente entre todos os segmentos da comunidade escolar". 

Dia "D"
O trabalho de criação dos grêmios estudantis é a terceira etapa da campanha "Grêmio Estudantil na Construção da Escola Cidadã" e tem por objetivo eleger agremiações responsáveis pelo desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais e de cidadania. A organização estimula o protagonismo juvenil, desenvolvendo competências como liderança e o trabalho em equipe em prol da construção de uma consciência coletiva.