Extranet

 

Prefeitura inaugura novo Centro de Educação Infantil no José Walter

 

 

 

O prefeito Roberto Cláudio inaugura, nesta segunda-feira (10/06), às 17 horas, um novo Centro de Educação Infantil (CEI) no bairro José Walter (Distrito de Educação 4). A nova unidade, que vai homenagear a professora Maria Letícia Mota Moreira, beneficiará em média 200 crianças de 1 a 5 anos de idade, do Residencial Cidade Jardim. Ainda este ano, a Prefeitura entregará dois novos CEIs na área do José Walter.

O equipamento faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e teve investimento total de R$ 2.334.857,20, sendo R$ 466.441,59 oriundos do município.

A creche possui área total de 2.400,00 m², com 1.317,99 m² de área construída, e dispõe de dez salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, brinquedoteca (sala multiuso), área de lazer com playground e solarium. 

Educação Infantil
Com a inauguração do CEI Maria Letícia Mota Moreira, o segundo inaugurado neste ano, entre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e parcerias, a Prefeitura de Fortaleza chega a 117 unidades de Educação Infantil entregues à população na gestão do prefeito Roberto Cláudio. Só em 2017 e 2018, foram inaugurados 19 novos CEIs.

Em 2019, a Rede Municipal de Ensino passa a contar com 160 Centros de Educação Infantil, mais 95 creches parceiras, totalizando 255 equipamentos atendendo as famílias fortalezenses. Além disso, Fortaleza também possui 145 escolas municipais que possuem turmas de pré-escola. 

Sobre a homenageada
Socióloga formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professora aposentada da Universidade Estadual do Ceará (Uece), tendo exercido os cargos de chefe de departamento, diretora do departamento de Ensino e Graduação e pró-reitora de Graduação (1993-1995). Foi uma das fundadoras da Escola Prof. José Neudson Braga (1971), inicialmente, para ensino dos funcionários da UFC e atualmente para jovens e adultos. Foi Secretária-Adjunta de Educação no Município de Fortaleza (2002-2004).

Consultora Unesco e PNUD, prestando consultoria para o Ministério de Educação na Reforma do Ensino Médio e na elaboração do Plano de Ações Articuladas e monitoramento do Programa Brasil Alfabetizado. Exerceu ainda o cargo de Gerente de Proteção da Primeira Infância/FUNCI/SDHDS, secretária executiva do Comitê de Sub-Registro de Fortaleza.

Serviço
Inauguração do Centro de Educação Infantil Maria Letícia Mota Moreira

Data: segunda-feira (10/06)
Horário: 17h
Endereço: Rua Quinze, s/n, Residencial Cidade Jardim II - José Walter