Extranet

 

Fortaleza recebe Prêmio Escola Nota Dez

 

 

Pelo quarto ano consecutivo, Fortaleza conquista o reconhecimento de município Nota Dez. Desde de 2015, a capital cearense está entre os destaques do Estado e, de acordo com o Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Estado (Spaece) 2018, a Rede Municipal alfabetizou 92,5% crianças na idade certa, até o 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2009, esse percentual foi de 39,9%. 
 
Alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino comemoraram esses bons índices da alfabetização em mais um Prêmio Escola Nota Dez, realizado nesta quinta-feira (06/06), no Centro de Eventos do Ceará. A 11ª edição da iniciativa premiou as melhores escolas públicas de 182 municípios, de acordo com os resultados no Spaece. Na ocasião, o prefeito Roberto Cláudio foi representado pela secretária da Educação, Dalila Saldanha.

Promovido pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Educação (Seduc), o evento realizou 337 premiações. No município de Fortaleza, a Escola Municipal Professora Consuelo Amora, localizada no bairro Mucuripe (Distrito 2), foi a unidade condecorada pelos resultados dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Para Dalila Saldanha, o prêmio fortalece o compromisso e mostra os avanços da gestão. "A gente vem conseguindo ótimos resultados e essa é uma caminhada de muita dedicação e desafios. A cada ano estamos entre as melhores do Ceará e isso nos estimula", disse.

"Nessa gestão fizemos uma reestruturação da política educacional. É um processo de valorização permanente com formação continuada para professores, garantia de material estruturado aos alunos, sistema de avaliação interna e uma rede de superintendência que atua diretamente nas escolas para apoiar a administração no dia a dia", frisou a titular da Secretária Municipal da Educação (SME), ao falar sobre o trabalho desenvolvido nas unidades da Rede.
 

  

Alunos e profissionais da Rede Municipal festejam premiação de Fortaleza

O coordenador do Distrito de Educação 2, Josa Vasconcelos, também reforçou o trabalho da Prefeitura de Fortaleza na consolidação de uma política educacional que visa melhorias em todos os segmentos. Já a diretora da EM Professora Consuelo Amora, Eva Soares, aproveitou o momento de festa para destacar o comprometimento dos profissionais com o processo de alfabetização dos estudantes. "A nossa prioridade é a aprendizagem dos alunos. Para isso, formamos uma equipe com o objetivo de que as crianças aprendam na idade certa", pontuou.

O governador Camilo Santana marcou presença na premiação, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela. O chefe do Executivo enfatizou os avanços na qualidade de ensino e a dedicação dos profissionais envolvidos na rotina diária das escolas públicas. "No último IDEB, das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 82 são do Ceará. Então, esse é o momento de reconhecer o trabalho de todos pela educação. Isso é mérito de uma política de metas e objetivos claros", afirmou.

Prêmio Escola Nota Dez 
A premiação tem como base os resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º e 9º anos, a partir de informações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com os 184 municípios cearenses. Nesta 11ª edição do prêmio, a avaliação alcançou 283.420 alunos das três séries de 5.142 escolas públicas.

 

>>> Confira mais fotos no Facebook da SME >>>