Extranet

 

Reunião com gestores da EJA debate desafios e estratégias

 

 

Desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA), estratégias e cenário atual da modalidade na Rede Municipal foram discutidos na reunião dos gestores escolares da EJA, realizada nesta quarta-feira (05/06), no auditório da Regional III. As pautas do encontro foram debatidas com a secretária da Educação, Dalila Saldanha, que apresentou um panorama da EJA da Rede, no que se refere ao número de matrículas e taxas de aprovação, abandono e reprovação.
 
A gestora reforçou o compromisso da Rede Municipal em garantir um serviço social, que é garantir a escolaridade dos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade certa. "Nosso encontro é para nos unirmos em prol deste nosso compromisso social, primeiramente. Sabemos dos desafios, mas precisamos criar ações que estimulem nossos alunos a estudar e obter sucesso escolar. Esse papel é de cada um nós. Só assim conseguiremos resultados", frisou.
 
As atribuições do núcleo gestor da EJA também foram pontuadas na reunião, entre as tarefas estão garantir o tempo pedagógico, acompanhar a frequência dos alunos, professores e funcionários e realizar ações que visem garantir e incentivar a permanência dos alunos na escola.
 
Na percepção do diretor Cleber Torres, da Escola Municipal Otávio de Farias, no Barroso (Distrito 6), o momento é uma oportunidade de conhecer o contexto atual da Rede Municipal no que se refere à EJA e trocar experiências com outros gestores escolares. "Um encontro como esse podemos trocar ideias e vemos a proposta da Secretaria Municipal da Educação (SME) para desenvolvermos na escola. Ouvimos também relatos de outros gestores de pontos fracos que temos que trabalhar mais. Espero que tenhamos mais reuniões como essa", comenta.