Extranet

 

[FORTALEZA] Prefeito Roberto Cláudio participa de comemoração pelos 45 anos do Imparh e anuncia projeto de melhorias para o órgão

 
 
O prefeito Roberto Cláudio anunciou, nesta terça-feira (04/06), uma série de intervenções no Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh). O anúncio foi feito durante a cerimônia de comemoração pelos 45 anos da entidade.
 
O Imparh, órgão vinculado à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), é referência no ensino de idiomas e pelo serviço prestado no Plantão Gramatical, em funcionamento há 38 anos. Mais recentemente, o Imparh vem se consolidando na capacitação de servidores, por meio da Escola de Governo, que já atendeu 28 mil servidores, bem como na organização e execução dos concursos e seleções realizados pela Prefeitura de Fortaleza.
 
"Tudo isso faz do Instituto uma unidade que trabalha internamente, para formar e qualificar o servidor, e para fora, como um braço estendido à comunidade. Por essa razão, todas as homenagens e melhorias anunciadas são necessárias para que essa entidade continue desempenhando esse importante papel na nossa Cidade", desclarou o prefeito.
 
O prédio do Imparh passará por uma reforma estrutural e ganhará novo mobiliário. O projeto está em fase de conclusão e deve ser apresentado nas próximas semanas para que se iniciem as obras. Além disso, atendendo a um pedido da comunidade e do corpo docente, Roberto Cláudio anunciou ainda, a construção de uma Academia ao Ar Livre na Praça do Imparh e a instalação de estações do Bicicletar no entorno do órgão.
 
"É um grande presente de aniversário. Todos os quase 4 mil alunos e nossos aposentados, mestres e professores estão muito felizes com os investimentos anunciados hoje. Tenho certeza que o Imparh pode e vai continuar fazendo muito mais pelos fortalezenses e, por que não dizer, do Estado todo, já que temos alunos de várias partes do Ceará', comentou o presidente do Imparh, Fábio Braga.
 

Além de intervenções estruturais, a Prefeitura de Fortaleza, firmou convênio para que 1.400 alunos da Rede Municipal de Ensino tenham aulas de reforço de Português e Matemática, além do estudo de um segundo idioma no contra turno escolar.

 
Outra iniciativa compartilhada durante o evento diz respeito à implantação de uma estação de leitura na Praça do Imparh. O projeto, desenvolvido pelo Gabinete da Primeira-dama, terá cerca de 500 livros disponíveis no espaço. A ação inovadora também está inclusa no pacote de reforma e requalificação de 150 praças de Fortaleza.
 
"Essas ações reforçam a importância do papel do Imparh para a sociedade. O Instituto é responsável pela profissionalização do serviço público, uma preocupação da gestão desde o primeiro mandato. Atualmente, temos 5 mil servidores contratados via concursos públicos realizados pelo Imparh, o que representa 19% dos 27.300 servidores efetivos da Prefeitura de Fortaleza", declarou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Philipe Nottingham.
 
A notícia agradou Gustavo Barros, aluno de Espanhol e Português no Centro de Línguas do Imparh, que ao longo de 45 anos, atendeu 177 mil pessoas. "Só tenho experiências positivas e muito do que aprendi devo ao Imparh, que me ensinou conteúdos que não vi nas escolas, por exemplo", disse o estudante.
 
Durante a solenidade pelo aniversário do Instituto, foram homenageados o ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra, o ex-prefeito de Fortaleza, Vicente Fialho, e o servidor Agnelo Neves, que completou 44 anos de serviço no Imparh, tendo, inclusive, ocupado a Presidência do órgão. "Eu estou muito emocionado e muito feliz. Eu amo essa instituição que já fez tanto pela sociedade de Fortaleza. Hoje, sou consultor do Imparh e continuo trabalhando pelo carinho que tenho por essa casa e por todos que a fazem", comentou Neves.