Extranet

 

Confira o painel das ações leitoras realizadas nas unidades escolares

 

Junho inicia e com ele também a divulgação do painel das ações leitoras, com atividades promovidas pelas unidades escolares durante a Campanha Leitura para a Vida, com Vida - Todos por uma Escola Leitora. Como parte da programação, nesta segunda-feira (03/06), a Secretaria Municipal da Educação (SME) traz o primeiro painel com atividades de unidades representando cada um dos seis Distritos de Educação. 
 
Ao final da campanha, as escolas concorrerão à Academia da Escola Leitora, que é uma entidade cultural criada à semelhança da Academia Brasileira de Letras e ganharão o Selo Machado de Assis - que é uma certificação expedida pela SME em reconhecimento às práticas de fomento à leitura desenvolvidas pelas unidades escolares da Rede Municipal.

Você sabia?
Que Joaquim Maria Machado de Assis está entre os escritores mais importantes da literatura brasileira? O escritor era autodidata e aprendeu idiomas como francês, inglês e alemão, com a ajuda de pessoas amigas e pelo seu próprio esforço? Pesquise mais sobre a vida e obra de Machado de Assis na biblioteca da sua escola e/ou com seus professores e pais!

Confira um pouco das ações leitoras nas unidades:

No Distrito de Educação 1, o destaque deste mês vai para a Escola Municipal José de Alencar, no Jardim Iracema, que está desenvolvendo o projeto "Oficina de Histórias em Quadrinhos (HQs)". A iniciativa contempla a história, o reconhecimento, a sequência, os formatos, as marcas de oralidade, o valor crítico e reflexivo do gênero. Na ação, os estudantes criam e compartilham suas próprias histórias.

Os alunos da Escola Municipal Professor Aldaci Barbosa, no Sapiranga, do Distrito de Educação 2, participam do projeto "Viagem Literária", desenvolvido na unidade. Os estudantes escolhem um livro, leem e contam a história para os colegas. Na ação, eles produzem o mural “Li, gostei e recomendo”. Em outro momento, os estudantes leem os livros indicados pela professora e realizam produções textuais de acordo com o gênero lido. O projeto culmina com uma apresentação teatral.

No Distrito de Educação 3, o "Cantinho da Indicação" é o projeto desenvolvido pela Escola de Tempo Integral (ETI) Maria  do Socorro Alves Carneiro, no Bonsucesso. Através do projeto, os estudantes têm a oportunidade de ler obras literárias e indicar suas leituras para seus pares. O projeto ocorre durante três dias da semana, no intervalo do almoço.

Já no Distrito de Educação 4, o destaque fica por conta do delicioso "Café Literário", projeto desenvolvido nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Professor José Valdevino de Carvalho, na Parangaba. A ação contempla as práticas de leitura, oralidade e produção escrita por meio de pesquisa, recital de poemas e musicalidade. 

O Distrito de Educação 5 evidencia o projeto “Chuva de Leitura”, que inunda a Escola Municipal Henriqueta Galeno, no Manuel Satiro. A atividade desenvolve a fluência e a compreensão textual através da leitura de diferentes textos, embaixo do 'guarda chuva da leitura' - momento que privilegia a fruição e a leitura de deleite.

 

A Escola Municipal Professora Maria Evan do Carmo,  o José de Alencar (Distrito de Educação 6), encanta os estudantes com o projeto "Sexta Literária". A ação leitora valoriza as habilidades de cada criança incentivando o aprendizado ativo e o protagonismo infantil. Os alunos do Infantil 4 ao 3° ano fazem apresentações de músicas, jograis, dramatizações, cartazes, saraus e danças as diferentes leituras.