Extranet

 

Profissionais de apoio participam de formação sobre Transtorno do Espectro Autista

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da Coordenadoria do Ensino Fundamental (COEF), promoveu, no último dia 27 de maio, a 3º formação para profissionais de apoio dos Distritos de Educação 1, 3 , 4 e 5. A capacitação, realizada no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará, teve como tema “O papel do profissional de apoio da educação relacionado ao aluno com Transtorno do Espectro Autista”.

A formação teve como objetivo apresentar estratégias de trabalho para o desenvolvimento dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e contou com a orientação de Rafaele Oriá e Mônica Costa, técnicas do Núcleo da Educação Inclusiva e Diversidade da SME e Distrito 1, respectivamente.

Para Ana Borges Costa, profissional da EM 15 de Outubro, localizada no Bonsucesso (Distrito 3), a formação foi muito positiva. “Não posso deixar de registrar que estava precisando de um momento assim para esclarecer minhas dúvidas em relação ao tema estudado. Foi um momento para compreender como trabalhar melhor na minha função”, explicou.

Já Nayara Lima de Almeida, da EM Yolanda Queiroz, situada no bairro Alto da Balança (Distrito 6), afirmou que, “somadas às práticas vivenciadas no convívio com os estudantes que possuem deficiências, principalmente no contato daqueles com autismo, as formações são um grande suporte no desempenho da função de profissional de apoio”. Para ela, por meio das formações é possível compreender a importância das rotinas e como ajudar na socialização de crianças com deficiência. “As capacitações são dias de aprendizado sobre como lidar, entender e diferenciar birras e crises, além de trocar experiências com outros profissionais, compartilhar atividades, músicas, jogos e técnicas possam acalmar, socializar, interagir, e estimular os estudantes”, ressalta Nayara, que afirma também a importância que a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) sempre repassa para realização do seu trabalho.