Extranet

 

Alunos da Rede Municipal participam do primeiro aulão do projeto #EunoIFCE

 
 
A Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou, na manhã deste sábado (24/05), o primeiro aulão do projeto #EunoIFCE, para alunos do 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA IV). O evento, que ocorreu no Auditório Deputado Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará, contou com apresentação musical, aula de matemática, sorteio de livros e palestra motivacional “O sucesso não acontece por acaso”, proferida pelo Dr. Pedro Rogério Texeira Júnior, professor e presidente da Uniodonto. A ação pedagógica tem por objetivo fortalecer a aprendizagem dos estudantes para o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
 
 
Durante a abertura do aulão, o secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia, pontuou a importância da iniciativa no desempenho educacional, destacando os bons resultados nos processos seletivos do IFCE de 2018.2 e 2019.1, onde 176 alunos da Rede Municipal de Ensino foram aprovados. "Posso dizer com muito orgulho que nossa Rede tem um foco bem estruturado e estudantes com grandes projetos. Alcançamos um recorde absoluto em uma Rede que, até pouco tempo, comemorava poucos ingressos. E, neste ano, sonhamos que mais alunos conquistem sucesso com este programa", frisou.
 
Por meio do projeto, os estudantes têm aulas dinâmicas aos sábados, no turno da manhã, com estudo intensivo de língua portuguesa, produção textual, matemática, química, física, biologia, história e geografia. Os aulões são distribuídos em polos por Distritos de Educação e em todas as unidades escolares atendidas. As unidades que possuem turmas de EJA IV, neste caso, haja visto a especificidade de público e para contemplar um quantitativo maior, ainda podem organizar-se para realizar seus aulões às sextas-feiras que antecedem o sábado previsto dos aulões. 
 
 
Apresentação musical e palestra motivacional na programação do aulão
 
A iniciativa também acompanha e direciona os alunos em todas as fases do processo seletivo, desde a emissão dos documentos, orientações, efetivação da matrícula e entrega de materiais no dia do exame. Essas ações, para Micael de Almeida, estudante do 9º ano da ETI Prof. Edgar Linhares (Distrito 4), proporcionam mais segurança na realização do exame. "Nós recebemos todo o apoio para estarmos seguros durante a prova. Tenho certeza que essa atenção e valorização faz toda a diferença nas nossas vidas como estudantes e cidadãos", afirmou.
 
Na programação do aulão deste sábado (25/05), além do secretário adjunto, estiveram presentes o coordenador do Ensino Fundamental, Osvaldo Negreiros; gerente da Célula de Desenvolvimento Curricular, Wesley Rocha; coordenadores dos Distritos de Educação; coordenadores do projeto Turmas Integração Avançadas; gerentes de ensino; diretores escolares e técnicos da SME.
 
O projeto #EunoIFCE faz parte das ações que a Prefeitura de Fortaleza, por meio da SME, realiza dentro do Programa Aprender Mais. A iniciativa é desenvolvida por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental/Célula de Desenvolvimento Curricular, Distritos de Educação e em parceria com os professores da Rede Municipal de Ensino e do Projeto Integração Turmas Avançadas.
 

>>> Confira mais fotos no Facebook da SME >>>