Extranet

 

SME participa da primeira reunião de secretariado de 2019

 

 

A secretária da Educação, Dalila Saldanha, o adjunto Jefferson Maia e o executivo Joaquim Aristides participaram da primeira reunião do secretariado municipal de 2019, com a participação do prefeito Roberto Cláudio. O encontro ocorreu nos dias 17 e 18 de maio, no Teatro São José. Técnicos da Secretaria Municipal da Educação (SME) e coordenadores dos Distritos participaram da reunião.

No primeiro dia, no período da manhã, o prefeito Roberto Cláudio apresentou o monitoramento das metas e falou sobre a implementação de novas ações e projetos a serem desenvolvidos até 2020. Na pasta da Educação, foram priorizadas a construção de mais 20 novas Escolas de Tempo Integral e a criação de mais 8 mil vagas na Rede de Ensino Municipal. O aumento de 6 mil vagas em creches, das quais 5.274 (96,8%) já foram alcançadas, a ampliação no número de equipamentos infantis em mais 20, que representam 50% do proposto, além de um maior investimento na qualificação dos professores, foram alguns dos pontos a serem comemorados e observados.

Já no período da tarde, os secretários acompanharam a apresentação do pacote de novas obras que serão realizadas em 2019 e 2020. O investimento global é da ordem de R$ 1,77 bilhão e é o maior da história de Fortaleza, tendo sido detalhado pelo secretário Municipal de Governo, Samuel Dias. "Nós temos 19 meses e todas as condições para começar e entregar boa parte desses projetos e obras ainda na atual gestão. O que não for concluído terá recurso em caixa. Agora, precisamos de muita determinação, foco e cuidado", disse o Secretário. Ele ressaltou que os recursos são provenientes de financiamentos internacionais, emendas parlamentares ou ações próprias do Município. O secretário Samuel Dias garante que pelo menos 20% desse montante advém do Tesouro Municipal.

As obras da educação contemplam a reforma de 138 escolas e quadras, além da construção de 21 novas Escolas de Tempo Integral e 24 Centros de Educação Infantil. As estruturas estão concentradas, majoritariamente, nos bairros periféricos. Somando as intervenções na Educação, os investimentos são de cerca de R$ 400 milhões.

Na manhã de sábado, a reunião continuou com enfoque no desenvolvimento das interações de comunicação entre as diversas secretarias para a promoção de atividades uníssonas, a reunião contou com a palestra Legado da Gestão, ministrada por Fabner Utida, consultor de comunicação. Ele compartilhou os desafios enfrentados para comunicar ações frente a um mundo dinâmico e multifacetado. Foi destacada a importância do encontro entre a linguagem da instituição e seus diversos públicos, respostas aos anseios da sociedade por meio de clareza de ações intersetorializadas, que mesclam conceitos e linguagem que possibilitam a aproximação entre fortalezenses e a Prefeitura.

O encontro teve como objetivo a melhoria da comunicação entre as diversas esferas da Prefeitura, seus gestores e fortalezenses possibilitando o debate de pontos centrais no desenvolvimento da Capital, para que possam ser corrigidos problemas existentes, melhoradas ações e estimulados os pontos positivos, fazendo com que, até 2020, Fortaleza possa ser, cada vez mais, a cidade de todos.

 

Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza