Extranet

 

SME realiza acompanhamento da plataforma Busca Ativa Escolar em audiência pública

 
Representantes da Secretaria Municipal da Educação (SME) estiveram, na manhã desta quinta-feira (16/05), em audiência pública sobre a plataforma Busca Ativa Escolar. A audiência, articulada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 14ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, teve como objetivo acompanhar e definir encaminhamentos das ações da iniciativa de combate ao abandono escolar. 
 
Na ocasião, o secretário adjunto da SME, Jefferson Maia, abordou o trabalho desenvolvido através da plataforma, destacando os bons resultados desde sua implantação, assim como as necessidades de melhorias para o fortalecimento das atividades. "Essa plataforma tem a metodologia de lidar com cada caso e acredito que esse ano teremos muitos avanços, tendo cada vez mais a concretização dessa iniciativa como um meio importante no processo educacional', frisou.
 
Além do secretário Jefferson Maia, estiveram presentes na audiência representantes das Secretarias de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS); da Educação do Ceará (Seduc); da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci); e das Coordenadorias jurídica e de planejamento da SME.
 
Busca Ativa Escolar
Busca eliminar a infrequência do estudante e, em consequência, assegurar a efetivação das aprendizagens e minimizar o abandono escolar e a reprovação. Monitora, diariamente, a frequência de 100% dos alunos, do Infantil I ao EJA 4, adotando, em tempo hábil, medidas que envolvam a família e garantam a presença do aluno na instituição educacional. No ano de 2018, contribuiu para que, na rede de ensino municipal, fosse de apenas 0,9% a taxa geral de abandono, a menor desde 2012.