Extranet

 

SME inicia ações pedagógicas do projeto #EuNoIFCE; confira cronograma de aulões

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental, dá início às ações pedagógicas do Projeto #EuNoIFCE neste mês de maio. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar os estudantes do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) IV na preparação para o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Essa é uma das ações que a SME realiza dentro do Programa Aprender Mais, com o compromisso de fortalecer a aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal.

Fazem parte das fases do Projeto #EUNOIFCE as seguintes ações:

- Campanha de emissão de documentos;
- Aulões preparatórios para o processo seletivo do IFCE;
- Acompanhamento do processo de inscrições e matrículas;
- Mobilização na semana do processo seletivo;
- Dia de prova;
- Processo de matrícula na instituição federal.

A SME, por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental, distritos de Educação e unidades escolares, promoverá aulões preparatórios para os estudantes público-alvo dessa ação pedagógica durante os meses de maio a novembro. Os aulões serão ministrados por professores da Rede Municipal de Ensino, professores convidados de outras instituições e com os professores do projeto Integração Turmas Avançadas.

Serão realizados ao longo do ano 11 aulões, aos sábados, no turno da manhã, distribuídos em polos por Distritos de Educação e em todas as Unidades Escolares com 9º ano e EJA IV. No caso das escolas que possuem turmas de EJA IV, elas poderão organizar-se para realizar seus aulões às sextas-feiras que antecedem o sábado previsto dos aulões, com o objetivo de contemplar um quantitativo maior de estudantes, haja visto a especificidade desse público. 

No entanto, ressaltamos que os estudantes da EJA IV também poderão participar dos momentos pedagógicos programados para os sábados. Os componentes curriculares a serem contemplados nos aulões são: matemática (4 aulas), física (4 aulas), língua portuguesa (4 aulas), produção textual (2 aulas), química (2 aulas), biologia (2 aulas), história (2 aulas) e geografia (2 aulas).

A Coordenadoria de Ensino Fundamental também produzirá material de divulgação e orientações aos estudantes e unidades escolares sobre o processo seletivo do IFCE, que deverá ser trabalhado durante a semana que antecede o processo seletivo. Também serão disponibilizadas tendas nos principais locais de prova para que as equipes da SME, dos distritos de Educação e das unidades escolares possam acolher os estudantes.

A SME conta com a participação de todos os seguimentos na construção desses momentos pedagógicos que serão de extrema importância no processo educativo dos estudantes.

Confira o cronograma dos aulões para cada Distrito de Educação