Extranet

 

Prefeitura de Fortaleza lança projeto Auditor Aprendiz

 
 
Iniciativa é a primeira em escolas do Nordeste e busca estimular o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais como forma de acompanhamento e fiscalização dos serviços públicos.
 
A Prefeitura de Fortaleza lança, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), nesta sexta-feira (03/05), às 9h, o projeto “Auditor Aprendiz”. A ação dará oportunidade para jovens do 6º ao 9º ano, de 10 escolas municipais, de desenvolver um olhar crítico em relação ao ambiente escolar e contribuir para sua melhoria. O lançamento vai ocorrer na Escola de Tempo Integral Maria Odete da Silva Colares, em Messejana.
 
Diante dos resultados positivos em estados que implantaram iniciativas semelhantes (Minas Gerais, Distrito Federal e Santa Catarina), a CGM, em parceria com a SME, desenvolveu o projeto Auditor Aprendiz para aplicação em escolas da Rede Municipal de Fortaleza.
 
O projeto é pioneiro em escolas do Nordeste e busca estimular o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, como forma de acompanhamento e fiscalização dos serviços públicos.
 
Metodologia
 
Cada escola formará um Conselho de Auditores integrado por estudantes e professores mentores. O conselho deve estimular o engajamento de todos os estudantes da instituição para que preencham um questionário de auditoria apontando as principais oportunidades de melhoria na escola, incluindo estrutura, alimentação e até ambiente escolar. Esse é o primeiro critério de avaliação do projeto, portanto, quanto mais alunos preencherem o questionário, mais pontos a escola ganha. O prazo para preenchimento do questionário é de 10 dias.
 
Após consolidação dos dados, CGM e SME irão enviar para a escola o relatório dos questionários identificando os principais problemas apontados pelos alunos. O Conselho de Auditores com orientação dos mentores deve eleger um desses problemas e terão o prazo de 30 dias para discutir uma solução criativa e sem custos para a entidade escolar. A solução deve ser implementada e ter sua efetividade comprovada ao fim desse prazo para contabilização da pontuação da escola.
 
A CGM e a SME irão avaliar as escolas conforme os seguintes critérios: engajamento no preenchimento do questionário, criatividade da proposta de solução dos alunos, implementação da solução na escola e efetividade da proposta após sua implementação. A escola vencedora irá receber um computador e o Selo CIEF (Selo de Controle Interno Eficiente) expedido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município. Os alunos que integraram o Conselho de Auditores e os Mentores receberão, como prêmio, um passeio cultural. A cerimônia de premiação deve ser realizada em agosto.
 
Serviço:
Lançamento do Projeto Auditor Aprendiz
Data: 03/05 (sexta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Escola de Tempo Integral Maria Odete da Silva Colares
Endereço: Rua Cel. João de Oliveira, s/n (em frente à Rua Capanema) - Messejana
 
 
Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza