Extranet

 

Prefeito Roberto Cláudio e secretária Dalila lançam prêmio e aplicativo para reconhecer e incentivar gestão nas escolas

 


Lançamento do “Prêmio Municipal de Gestão Escolar: Escola e Sustentabilidade” e do aplicativo “Diga Aí, Escola”

O prefeito Roberto Cláudio e a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, lançaram nesta sexta-feira (26/04), no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, na Universidade do Parlamento (Unipace), o “Prêmio Municipal de Gestão Escolar: Escola e Sustentabilidade” para gestores e profissionais da Educação da Rede Municipal.

Na ocasião que faz parte da programação do Dia da Educação, celebrado dia 28 de abril, também foi lançado o aplicativo “Diga Aí, Escola”, ferramenta digital que apoiará na escuta das escolas para a melhoria dos serviços educacionais prestados pela Rede. O aplicativo será um canal valioso entre a comunidade escolar e a Secretaria Municipal da Educação, além de atender uma reivindicação da entidade representativa da categoria dos profissionais da educação (Sindiute).

“É importante qualificar o diálogo entre pais, alunos e a gestão escolar. Além disso, é um instrumento novo para facilitar a comunicação da comunidade escolar e, por outro lado, nós também poderemos monitorar os problemas para tomar decisões mais direcionadas e resolvê-los,” afirmou Roberto Cláudio.

O prêmio, instituído pela Secretaria Municipal da Educação (SME), é uma iniciativa baseada na mobilização educacional e no fortalecimento da gestão pedagógica e administrativa das escolas municipais de Fortaleza. Tem como foco a valorização do papel da gestão educacional na eficiente gerência dos recursos, no exercício eficaz da liderança e na melhoria da ambiência pedagógica e do clima escolar, no incentivo à cultura de paz, proporcionando à comunidade escolar condições para o desenvolvimento de práticas sustentáveis para a Rede de Ensino. A iniciativa faz parte das ações estabelecidas pelo Plano Fortaleza 2040 para a área da Educação.

Segundo Orlenilda Cunha, diretora da EM Agostinho Moreira e Silva e ganhadora do Medalha Paulo Freire - 2017, a proposta é mais uma ação que segue como exemplo para as demais cidades do país. "Várias pessoas já me buscaram para saber como é a nossa educação aqui em Fortaleza. Isso é motivo de muito alegria, pois mostra que sempre buscamos um olhar diferenciado para nosso ensino, buscando inovar e avançar mais", afirmou a diretora, em seu depoimento sobre gestão escolar e experiência ao receber o prêmio em Brasília.

Para receber o “Selo Escola e Sustentabilidade”, as unidades escolares deverão desenvolver e implementar o Plano de Metas nas dimensões Sustentabilidade na Aprendizagem, Sustentabilidade Social, Sustentabilidade Administrativo-financeira, Sustentabilidade na Infraestrutura e alcançar ou superar as metas pactuadas. As escolas ainda precisarão estar quites com o setor de prestação de contas até a data da concessão do Selo e comprovar, por meio de imagens, as melhorias no ambiente escolar.

Serão certificadas com o Selo Escola e Sustentabilidade as escolas que obtiverem, no mínimo, 70% de aproveitamento em cada dimensão e 70 pontos na pontuação da avaliação das dimensões. Será publicado no Diário Oficial um elogio para os servidores das escolas certificadas. Receberão o título de Escola Destaque em Gestão por Distrito as seis escolas que obtiverem a maior pontuação. Receberá também o título de Escola Destaque em Gestão da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza a unidade de ensino com maior pontuação dentre as escolas da Rede.

“Estamos mobilizando toda a comunidade, envolvendo pais, alunos e funcionários para avaliar tudo que a escola oferece, desde a infraestrutura aos resultados de aprendizagem. Serão selecionadas as escolas que atingirem no mínimo 70% da pontuação que vai até 100 pontos,” explicou a secretária Dalila Saldanha. O lançamento do “Prêmio Municipal de Gestão Escolar: Escola e Sustentabilidade” e do aplicativo “Diga Aí, Escola” faz parte da programação do Dia da Educação (28 de abril).

O Prefeito também deu destaque ao prêmio que reconhece o trabalho desenvolvido nas unidades de ensino do Município. “Estamos reconhecendo quem faz o seu papel e estimulando quem ainda não conseguiu alcançar um certo grau de excelência. Temos experiências exitosas com os prêmios por resultados e estamos ampliando por meio dessa nova inciativa que terá sua primeira premiação em 2020”, finalizou Roberto Cláudio.

Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza