Extranet

 

SME lança plano de ações de prevenção e combate às arboviroses na Rede de Ensino para este ano

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) lançou, na tarde desta quinta-feira (25/04), na Escola Municipal Reitor Martins Filho, na Granja Portugal (Distrito 5), o plano de ações de prevenção e combate às arboviroses que será executado pela Rede Municipal de Ensino em 2019. O lançamento ocorreu durante a solenidade de entrega do Selo Escola Amiga da Saúde 2018 para 323 unidades da Rede.

O plano de ações apresentado prevê ampliar o projeto Detetive contra o Aedes para 22 escolas, envolvendo 1.655 alunos; estabelecer o dia “D” da Educação no combate ao Aedes, por meio do preenchimento e monitoramento do sistema cheklist - foco no foco; divulgar e envolver a comunidade escolar nas campanhas e mutirões de combate ao Aedes nos bairros, entre outras.

As ações são desenvolvidas, ao longo do ano, pelas unidades da Rede e aquelas que se destacam na execução das etapas do Plano são reconhecidas como Escola Amiga da Saúde, pela SME.

Selo
As placas que representam o Selo Escola Amiga da Saúde foram entregues às escolas da Rede Municipal pela secretária da Educação, Dalila Saldanha. Também participaram deste momento, representando a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Programas Especiais, Anamaria Cavalcante, e o coordenador de Vigilância em Saúde, Nélio Moraes.

O Selo Escola Amiga da Saúde é promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com a SMS. Dalila Saldanha reforça o valor dessa união de forças em prol da saúde dentro e fora da escola. “Este é o terceiro ano do selo em parceria com a SMS. É com muita alegria que nos unimos neste trabalho. Mostramos os resultados de 2018 e lançamos o plano de ação de 2019 para fortalecer ainda mais a mobilização. A iniciativa é uma oportunidade de cuidar mais do meio ambiente e estar perto da comunidade com um todo”, considera.

Para Anamaria Cavalcante, é sempre uma alegria estar na educação e somar esforços no combate às arboviroses. “Nós, profissionais de saúde, nos sentimos impotentes diante desses problemas, por isso a alternativa é aumentar a equipe. Sabemos que as crianças têm a capacidade de se entusiasmar e assumem o papel de detetives do Aedes aegypti. O trabalho deste selo conseguiu envolver professores e alunos de todas as idades e isso faz a diferença. Se deu certo, que possamos ampliar essa parceria”, prevê.

Para a diretora Eudlene Cunha, da Escola Municipal Professor José Círio Pereira Filho, no Jardim Jatobá (Distrito 5), o trabalho conjunto teve efeito muito positivo. “Nossa escola recebe o selo pelo terceiro ano. A iniciativa desperta a consciência dos alunos e de toda comunidade para o cuidado com a água parada na residência e no espaço externo. Com esse trabalho conjunto, sentimos que não estamos sozinhos e, sim, juntos pela saúde de toda sociedade. Tem sido gratificante se envolver neste trabalho”, garante.


323 unidades da Rede Municipal foram contempladas com o Selo Escola Amiga da Saúde; Distrito de Educação 5 foi destaque em número de escolas certificadas.

O Selo Escola Amiga da tem como objetivo fomentar a participação das crianças, adolescentes, educadores e sociedade civil nas ações de mobilização, conscientização e prevenção às arboviroses, reconhecendo e divulgando as melhores iniciativas e trabalhos artísticos e culturais produzidos pelos alunos e educadores envolvidos nas ações de combate às arboviroses no município de Fortaleza. 

Para adquirir o selo, foram inscritas 468 unidades escolares da Rede Municipal, distribuídas pelos seis Distritos de Educação em 2018. Em 2017, foram 334 inscrições e 136 escolas contempladas com o selo. As atividades envolvem alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar.

Na avaliação da diretora Aldênia Farias Leitão, da Escola Municipal Quintino Cunha, no Jardim Guanabara (Distrito 1), o selo é relevante por certificar o compromisso que a unidade escolar tem com a saúde. “Este trabalho beneficia todos. Acredito que as ações formaram agentes multiplicadores da saúde, tanto alunos como pais. Esse momento é a celebração de um ano inteiro de empenho de todos”, comemora.