Extranet

 

Prefeitura lança Prêmio Municipal de Gestão Escolar e aplicativo "Diga aí, Escola"

 

O prefeito Roberto Cláudio e a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, lançam nesta sexta-feira (26/04), às 9h, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, na Universidade do Parlamento (UNIPACE), o “Prêmio Municipal de Gestão Escolar: Escola e Sustentabilidade” para gestores e profissionais da Educação da Rede Municipal. Na ocasião, também haverá o lançamento do Aplicativo “Diga Aí, Escola”, ferramenta digital que apoiará na escuta das escolas para a melhoria dos serviços educacionais prestados pela Rede.

O prêmio, instituído pela Secretaria Municipal da Educação (SME), é uma iniciativa baseada na mobilização educacional e no fortalecimento da gestão pedagógica e administrativa das Escolas Municipais de Fortaleza. Tem como foco a valorização do papel da gestão educacional na eficiente gerência dos recursos, no exercício eficaz da liderança e na melhoria da ambiência pedagógica e do clima escolar, no incentivo à cultura de paz, proporcionando à comunidade escolar condições para o desenvolvimento de práticas sustentáveis para a Rede de Ensino. A iniciativa faz parte das ações estabelecidas pelo Plano Fortaleza 2040 para a área da Educação.

Para receber o “Selo Escola e Sustentabilidade”, as escolas deverão desenvolver e implementar o Plano de Metas nas dimensões Sustentabilidade na Aprendizagem, Sustentabilidade Social, Sustentabilidade Administrativo-financeira, Sustentabilidade na Infraestrutura e alcançar ou superar as metas pactuadas. As escolas ainda precisarão estar quites com o Setor de Prestação de Contas, até a data da concessão do Selo, e comprovar por meio de imagens as melhorias no ambiente escolar.

A inovação do Prêmio será o Aplicativo “Diga aí, Escola!”, uma ferramenta digital que apoiará na escuta das escolas sobre a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade: Alimentação Escolar, Infraestrutura, Transporte, Formações para os Professores, etc. O Aplicativo será um canal valioso entre a comunidade escolar e a Secretaria Municipal da Educação, além de atender uma reivindicação da entidade representativa da categoria profissionais da educação - SINDIUTE. As escolas que aderirem ao Prêmio precisarão aderir à avaliação via o App “Diga aí, Escola!”

Serão certificadas com o Selo Escola e Sustentabilidade, as escolas que obtiverem no mínimo, 70% de aproveitamento em cada dimensão e 70 pontos na pontuação da avaliação das dimensões. Será publicado em Diário Oficial um elogio para os servidores das escolas certificadas. Receberão o título de Escola Destaque em Gestão por Distrito, as seis escolas que obtiverem a maior pontuação. Receberá também o título de Escola Destaque em Gestão da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, a unidade de ensino com maior pontuação dentre as escolas da Rede.

O lançamento do “Prêmio Municipal de Gestão Escolar: Escola e Sustentabilidade” e do aplicativo “Diga Aí, Escola” faz parte da programação do Dia da Educação, celebrado no dia 28 de abril.

Serviço
Lançamento do Prêmio Municipal de Gestão Escolar: Escola e Sustentabilidade 
Data: 26/04 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório João Frederico Ferreira Gomes, na Universidade do Parlamento (UNIPACE)
Endereço: R. Barbosa de Freitas, 2674 - anexo 2 - Dionísio Torres