Extranet

 

Mais de 1.200 alunos da Rede assistem espetáculo interativo de música erudita no TJA

 
 
 
O show no Theatro José de Alencar (TJA) foi além do palco nesta quarta-feira (17/04). Isso porque a plateia de cerca de 1.200 alunos da Rede Municipal foi um espetáculo à parte, durante a apresentação "Sítio da Amizade", uma fábula sinfônica que trabalha valores como solidariedade e tolerância. Em duas apresentações, nos períodos manhã e tarde, o show envolveu o público em uma apresentação interativa, que fez as crianças da plateia ficar de pé e participar, pular, gritar, se divertir e se arrepiar com os sons da orquestra portuguesa Foco Musical.
 
Quem viveu essa experiência diferente e mágica foi o aluno Maurício Ferreira Lima Júnior, de 10 anos, da Escola Municipal Otávio de Farias, Jardim Violeta Barroso (Distrito 6). Pela primeira vez em um dos principais patrimônios culturais de Fortaleza, ele se diz emocionado por ter visitado o espaço e prestigiar (além de participar) de uma orquestra. "É um lugar mágico, nem acredito que estou aqui. É meu primeiro contato com o teatro e estou até nervoso, muita emoção. Achei o espaço lindo demais, realmente nossa cultura é muito rica e conhecê-la um pouco hoje é um privilégio, me sinto especial", conta orgulhoso. 
 
A interação das crianças com os instrumentos acústicos durante o espetáculo, segundo a professora Ana Lúcia Sousa, da Escola Maria Bezerra Quevedo, no Mondubim (Distrito 4), possibilitou uma aproximação com o mundo da música erudita. Além da experiência de conhecer uma orquestra e interagir, Ana acredita que a visita dos alunos ao teatro é "também uma aula de história, pois eles percebem as características do patrimônio histórico, muito do que estudam em sala de aula. O evento é importante pois os alunos conhecem de perto suas raízes e compreendem a importância da cultura e da música". 

 

Apresentação "Sítio da Amizade" trabalhou valores como solidariedade e tolerância

As músicas instrumentais sensibilizaram a aluna Ana Julia Martins Albuquerque, de 9 anos, da Escola Maria Bezerra Quevedo. Ao sair do teatro, a estudante descreveu a experiência como inspiradora, já que conheceu instrumentos nunca antes ouvido. "A apresentação foi pura inspiração, as músicas bonitas e relaxantes. Gostei dos animais interagindo com a gente e do som do violino. Foi muito divertido interagir com os personagens durante o espetáculo", descreve.

Esta é a 2ª edição da ação cultural, realizada em parceria da Secretaria Municipal da Educação (SME), a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) e a entidade portuguesa Foco Musical. Para o coordenador do Núcleo de Esporte e Cultura da SME, Luciano Bezerra, a temporada 2019 do evento foi mais dinâmica. "A ação tem um grande valor em diversos níveis, sobretudo, por proporcionar a visita dos alunos ao Theatro José de Alencar e o contato com a orquestra. Foi uma experiência de crescimento cultural, além deles refletirem sobre o valor da amizade, tema do espetáculo. Foi um movimento de muita alegria para todos”, comenta.   

Sobre a peça
"O Sítio da Amizade" é uma fábula sinfônica onde as personagens são animais representados por instrumentos da Orquestra Foco Musical (Portugal). A mensagem de solidariedade implícita incide no direito à diferença. A peça tem música e história do maestro e compositor português Jorge Salgueiro e poema do escritor João Aguiar, um dos grandes nomes da literatura portuguesa.