Extranet

 

“Leitura para a vida, com vida”: SME lança campanha de incentivo à leitura nas escolas

 

A leitura tem lugar fundamental no despertar da criatividade e da sensibilidade humana, bem como, na formação de estudantes conscientes e críticos. A escola, enquanto espaço privilegiado de democratização da leitura e da formação de leitores, tem a função de envolver o estudante no universo leitor.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Educação (SME) lançou hoje (17/04), a Campanha “Leitura para a vida, com vida” – Todos por uma Escola Leitora, marcando o Dia de Leitura nas Escolas. A iniciativa tem o objetivo de ampliar e divulgar as ações leitoras promovidas pelas unidades escolares do município ao longo do ano.

Como estímulo às práticas leitoras, a Campanha prevê a ampla divulgação mensal das ações/projetos de leitura que acontecem nas escolas. A seleção dessas ações/projetos será feita pelos Distritos de Educação, através do acompanhamento às unidades escolares, e encaminhadas à Secretaria para serem consolidadas e publicadas na intranet e facebook. Além disso, todas as ações leitoras integrarão o livro digital (E-BOOK) a ser lançado pela SME.

Passo a passo

O primeiro passo da Campanha é a elaboração do Plano de Ação Leitora da escola que deverá ser enviado ao seu respectivo Distrito de Educação e deverá envolver os professores de todos os componentes curriculares. No Plano, devem ser contempladas ações que desenvolvam a competência leitora, o acesso ao livro, ambientes vivos de leitura bem como, o protagonismo estudantil e o envolvimento da comunidade nos projetos.

O segundo passo será a criação de um portfólio com fotografias, produções, relatos de experiências, depoimentos de estudantes, dentre outros registros que a escola considerar relevante a fim de criar uma memória do desenvolvimento das ações leitoras apresentadas no Plano de Ação. O terceiro passo da Campanha será a seleção das Escolas Leitoras. Esta será realizada pelos Distritos de Educação, obedecendo as seguintes etapas: análise do Plano de Ação, registro das ações (portfólio) e execução do Plano de Ação.

Ao final da Campanha “Leitura para a vida, com vida”, as escolas que se destacarem na realização das ações de fomento à leitura, possibilitando impacto qualitativo na vida dos estudantes, bem como, na vida da comunidade em que está inserida, receberão o reconhecimento por meio do Selo Machado de Assis.

Confira os textos norteadores da Campanha:

Campanha “Leitura para a vida, com vida” - Todos por uma Escola Leitora

Selo Machado de Assis

Práticas Leitoras nas Unidades Escolares