Extranet

 

2ª reunião de colegiado de diretores do ano discute execução de programas e novos projetos

 
 
Avaliar estratégias em execução e planejar novos projetos e metas. Estes foram os propósitos da segunda reunião do colegiado de diretores de 2019, que ocorreu na tarde desta terça-feira (16/04), no Auditório da Vice-Governadoria, no Meireles. Nas pautas de discussão, estiveram o andamento dos programas de fortalecimento da aprendizagem da Rede Municipal, a aplicação de recursos financeiros e as apresentações dos projetos Fortaleza Solidária e do Grêmio Estudantil na Construção da Escola Cidadã, além de momento de debate sobre a Reforma da Previdência com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), representado pela sua presidente Ana Cristina Guilherme.
 
Na abertura da reunião, houve a presença da vice-governadora Izolda Cela, que deu boas-vindas ao colegiado e enfatizou a admiração que tem pelos gestores escolares. "Entre tantas categorias importantes na sociedade, tenho uma reverência aos diretores de escolas. Tive experiência de gestão na escola e, neste período, percebi como eles são linha de frente no trabalho. Reforço, portanto, minha admiração pelo trabalho e desejo boa sorte a todos, que seja um ano letivo produtivo. Que possamos avançar sempre nos resultados", deseja.
 
A secretária da Educação, Dalila Saldanha, reforçou o papel do colegiado de diretores na discussão de assuntos estratégicos e na gestão participativa. Atualmente, o colegiado é composto por 37 integrantes, com a missão de fortalecer o diálogo contínuo com as unidades escolares. "Agradecemos a participação da professora Izolda, pois ela é inspiração para todos nós. Muito bom reencontrar todos do colegiado para debatermos os projetos em andamento e articular as próximas ações. Vamos focar nas metas e continuar avançando", sublinha. 
 
 
Evento teve participação da vice-governadora, Izolda Cela, e da presidente Sindiute, Ana Cristina Guilherme
 
Grêmio estudantil
A campanha "Grêmio Estudantil na Construção da Escola Cidadã”, apresentada ao colegiado, tem o objetivo da criação de grêmios estudantis em todas as escolas de Ensino Fundamental II da Rede Municipal. Atualmente, são 139 escolas da modalidade - destas 64 possuem grêmios estudantis. A campanha inicia neste mês de abril para mobilizar as unidades para atingir a meta de 100% das escolas. A campanha culminará em agosto, no mês do estudante, com a posse coletiva de todos os grêmios.
 
Fortaleza solidária
O programa Fortaleza Solidária, nova ferramenta municipal que fortalecerá o engajamento social e o voluntariado na cidade, foi apresentado ao colegiado de diretores. O coordenador das Regionais, Renato Lima, explicou que o programa estimulará o voluntariado, por meio da criação de uma rede do bem com a participação da sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs) e instituições públicas e privadas. Para tal, será construída uma ponte entre as necessidades daqueles que precisam. "Queremos um movimento de cidadania em fortaleza. A Educação faz parte desta ação e vai nos ajudar nesta missão. O lançamento da plataforma será dia 29 de abril. Contamos com a ajuda de todos", reforça.