Extranet

 

Alunos assistem espetáculo de companhia portuguesa no TJA

 
Nesta quarta-feira (17), cerca de 1.200 alunos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza assistirão e participarão do espetáculo Sítio da Amizade, uma fábula sinfônica do compositor português Jorge Salgueiro. O espetáculo acontecerá nos períodos manhã e tarde, no Teatro José de Alencar. A ação cultural é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (SME), a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) e a entidade portuguesa Foco Musical.
 
Participarão da atividade crianças do Ensino Fundamental I, entre o 1º e 5º ano, em contexto escolar. O concerto participado constitui uma proposta internacional de aproximação ao mundo da música erudita, onde as crianças participam ativamente do espetáculo tocando e cantando a partitura. "Oportunizar esses momentos para as crianças é algo muito valioso, pois muitas delas nunca entraram em espaços culturais da nossa cidade. E essa, especificamente, torna-se mais especial pelo fato das crianças participarem ativamente do espetáculo", afirma Luciano Bezerra, coordenador do núcleo de Esporte e Cultura da SME. 
 
A ação faz parte do programa de apreciação artística - visitas culturais que a SME desenvolve por meio do seu Núcleo de Cultura, que articula mensalmente a visitação dos alunos da rede pública municipal a diversos equipamentos e eventos culturais.
 
Sobre a peça
"O Sítio da Amizade" é uma fábula sinfônica onde as personagens são animais representados por instrumentos da Orquestra Foco Musical (Portugal). A mensagem de solidariedade implícita incide no direito à diferença. A peça tem música e história do maestro e compositor português Jorge Salgueiro e poema do escritor João Aguiar, um dos grandes nomes da literatura portuguesa.
 

Espetáculo Sítio da Amizade
Data: Dia 17 de abril (quarta-feira)
Horário: De 8h às 10h (manhã) e de 14h às 16h (tarde)
Local: Teatro José de Alencar
Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 - Centro