Extranet

 

Profissionais da Rede participam de aula inaugural do curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Resultados de Aprendizagem

 

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou, nesta sexta-feira (12/04), a abertura da aula inaugural do curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Resultados de Aprendizagem. A formação, voltada para coordenadores pedagógicos, diretores, supervisores escolares e técnicos da Rede Municipal de Ensino, tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais e sociais. O curso é promovido em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

Baseado em estabelecimento de metas e resultados no âmbito pedagógico, o curso contou com a presença da secretária da Educação, Dalila Saldanha, que destacou os benefícios da formação para a constante capacitação dos profissionais da Rede e melhoria do ensino na capital. “Precisamos aprimorar continuamente nossos conhecimentos e esse curso trata justamente desses processos de aprendizagens, consolidados na gestão, e práticas do ambiente escolar. Assim podemos melhorar, enquanto profissionais e pessoas”, ressaltou.

"Mesmo com todos os avanços registrados nos últimos anos, o nosso desafio é grande e por isso precisamos estudar, buscar novas informações para que nossas crianças aprendam a ler e escrever na idade certa, assim como os jovens estejam bem preparados para o ensino médio", disse o secretário adjunto, Jefferson Maia, ao pontuar a relevância da iniciativa, além dos bons resultados internos e externos obtidos pela Rede de Ensino.

>>> Confira mais fotos no Facebook da SME >>>

A programação seguiu com palestra proferida pelo mestre em Planejamento Econômico e Políticas Públicas e doutor em Sociologia, Marcelo Tadeu Burgosas. O pesquisador do CAEd falou sobre diferentes variáveis inerentes ao ensino e o dever dos profissionais, que vai além do ambiente escolar. “A estrutura da Rede tem um papel muito importante, não só de escolarizar, mas também de transformar a realidade social, interrompendo ciclos negativos que prejudicam a formação das crianças”, afirmou.

 

A aula inaugural também contou com a presença das supervisoras do CAEd, Andréa Gomes e Carla Machado. O curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Resultados de Aprendizagem tem carga horária de 180h, com as seguintes disciplinas: diagnóstico e metas de aprendizagem; gestão pedagógica e objetivos de aprendizagem; frequência de estudantes e relação da escola com a família e a comunidade; participação de professores e gestão do tempo escolar.