Extranet

 

Prefeitura lança Projeto Turmas Avançadas 2019 e anuncia inovações

 

O prefeito Roberto Cláudio e a secretária da Educação, Dalila Saldanha, lançam, nesta quarta-feira (10/04), o Projeto Integração - Turmas Avançadas 2019, uma das ações da política de ampliação da jornada escolar e fortalecimento da aprendizagem proposta pela Rede Municipal de Ensino. No evento, que será realizado no Cuca da Barra do Ceará, a partir das 14h, serão anunciadas novidades do projeto para este ano, como programa de monitoria para os alunos e expansão das atividades para contemplar mais escolas. 

A iniciativa, realizada por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Juventude, visa a uma melhor preparação do estudante para o ingresso no Ensino Médio. A  partir de um curso de excelência, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm atividades regulares nas escolas onde estão matriculados e, no contraturno escolar, contam com ampliação da jornada, com aulas de Português, Redação, Matemática, Física, Biologia e Química. 

Em 2018, as Turmas Avançadas funcionaram como projeto piloto com um polo (sendo uma turma de cada série/ano), totalizando 160 alunos de quatro escolas municipais beneficiados. Com os bons resultados, em 2019, a iniciativa alcança expansão com 3 polos, 16 turmas e 640 estudantes participantes, sendo 160 do Ensino Médio da rede pública estadual. A participação destes estudantes é fruto de parceria da SME com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).

Além desta ampliação, o projeto inovará com a monitoria com bolsa. Com foco no princípio da cooperação, alunos serão monitores e ajudarão no aprendizado dos outros.

A escolha dos alunos que participam das Turmas Avançadas é feita a partir de critérios de desempenho nas avaliações de rede (ADR). Além de material pedagógico e professores especialistas, a rotina escolar do contraturno dos estudantes tem alimentação, fardamento e transporte. 

Integração

O “Projeto Integração” tem por objetivo fortalecer a aprendizagem dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar, integrando a educação básica com experiências socioeducativas realizadas. Compõem ainda o projeto ações com os Cucas, Clubes Sociais e parcerias com outras entidades. 

Serviço

Lançamento Projeto Integração - Turmas Avançadas 2019
Data: 10/04 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Cuca da Barra do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 6417).