Extranet

 

SME entrega cadernos de planejamento para professores da Rede Municipal

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) entrega, com grande satisfação, os cadernos de planejamento aos professores da Rede Municipal de Ensino. Durante o primeiro semestre de 2018, o caderno esteve disponível na Intranet para análise, sugestões e críticas de professores e coordenadores pedagógicos e foram acolhidas as sugestões enviadas por meio de pesquisa de opinião

Elaborado a partir dessas contribuições, o caderno de planejamento visa colaborar com a reflexão e o registro das práticas pedagógicas, auxiliando os professores nas competências de planejar, implementar, acompanhar e avaliar os processos educativos, almejando o pleno desenvolvimento dos estudantes.

A proposta de unificação deste instrumental busca a sistematização do trabalho pedagógico em Rede. Nas unidades escolares, o caderno de planejamento possibilitará a socialização de informações entre os professores, acerca dos temas e projetos a serem trabalhados, bem como favorecerá ao coordenador pedagógico a formação no contexto da escola e o acompanhamento das ações planejadas - fortalecendo a práxis pedagógica e a articulação entre professores e coordenadores.

Os professores que optarem por outro modelo de registro do planejamento poderão fazê-lo, desde que atentem as trocas de experiências, de ideias e objetivos imbuídas ao ato de planejar contemplando o caráter colaborativo entre seus pares e o grupo gestor. Destaca-se, ainda, a importância de adequar estes planejamentos ao proposto no Caderno de Planejamento 2019, com a devida validação da coordenação pedagógica.

Considerando o momento de planejar como essencial aos processos de ensino e aprendizagem, a SME espera que o caderno de planejamento fortaleça a prática docente e contribua para o desenvolvimento de aprendizagens significativas. 

Confira fotos dos professores com o caderno em mãos: