Extranet

 

SME promove aula inaugural da formação em Psicomotricidade Relacional e Mediação Escolar

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou, nesta quarta-feira (02/04), a aula inaugural da formação em Psicomotricidade Relacional e Mediação Escolar. O curso, intitulado "Gestão de processos pedagógicos com base numa cultura de paz na educação: Investindo na saúde socioemocional do gestor educador", tem como objetivo promover o desenvolvimento humano dos profissionais que exercem liderança estratégica na Rede Municipal de Ensino.

Na presença de gestores, técnicos e coordenadores dos Distritos de Educação, a secretária da Educação, Dalila Saldanha, ressaltou os benefícios da iniciativa para a promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar e constante melhoria na rotina dos gestores. "Precisamos fazer esse exercício para podermos estar melhor, tanto fisicamente quanto psicologicamente, na realização desse trabalho que nos exige a cada dia um nível maior de conhecimento e evolução", disse.
 

 

Dalila aproveitou o momento para agradecer o empenho na construção da formação, desenvolvida pela Célula de Mediação da SME e o Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR). Sobre a parceria, a formadora pessoal e professora em Psicomotricidade Relacional do CIAR, Isabel Bellaguarda, ressaltou o valor da ação em conjunto, que visa a saúde emocional, social e relacional, fator de fundamental importância para uma boa gestão.

A programação seguiu com compartilhamento de experiências de diretores da Rede e palestra proferida por José Leopoldo Vieira, professor doutor Honoris Causa em Psicomotricidade Relacional, mestre em Educação e diretor CIAR em Curitiba. José Leopoldo falou acerca da temática do curso e frisou a atuação exemplar da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. "Hoje, a educação de Fortaleza serve de exemplo para várias secretarias à nível nacional. Essa atenção à gestão humanitária e de mediação de conflitos é inovadora", afirmou.

>>> Confira todas as fotos no Facebook da SME >>>

A formação de gestores em Psicomotricidade Relacional e Mediação Escolar será realizada entre os meses de abril e dezembro deste ano, com duração de 40 horas/aulas. Participarão do curso 320 diretores e técnicos da Rede Municipal de Ensino.