Extranet

 

Prefeito Roberto Cláudio e secretária Dalila Saldanha entregam requalificação da EM Maria de Lourdes

 
O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, entregou, na noite desta terça-feira (26/03), a requalificação da Escola Municipal Maria de Lourdes. O equipamento, instalado no bairro Cidade dos Funcionários, recebeu, além de transformações infraestruturais, intervenções hidráulicas e elétricas. A iniciativa beneficia 272 alunos, matriculados em 16 turmas letivas que vão do Infantil IV ao 5º ano.
 
Objetivando promover a eficácia da aprendizagem proposta e o convívio saudável entre os alunos, a Prefeitura de Fortaleza reformou salas de aula, pátios, banheiros e áreas comuns. Paralelamente, diversas outras estruturas receberam melhorias, a exemplo da sala da secretaria/direção, sala de professores, cozinha, casa de gás, despensa, sala multimeios, lavanderia, além de cobertas e fachadas.
 
Para a finalidade, a unidade escolar recebeu investimentos da ordem de R$510 mil, que possibilitaram, ainda, a implantação de equipamentos de ar-condicionado, além da aplicação de piso industrial e de cerâmica em diversas áreas da Escola. Toda a estrutura de concreto armado também foi contemplada. 
 
Educação é um investimento que se faz hoje e se colhe amanhã. De 2013 até agora, conquistamos muito. Esta Escola, mesmo com toda a dificuldade de infraestrutura e de acesso que apresentava antes da reforma, conquistou excelentes resultados. Agora, essa transformação irá oferecer mais qualidade ao ensino, à comida, à cozinha, à biblioteca e à leitura, além de maiores condições de trabalho aos professores para fazer a diferença na vida dessas crianças, trazer ânimo e entusiasmo para melhorar cada vez mais mais essa curva de aprendizagem”, declarou o Prefeito, que, na ocasião, esteve acompanhado por secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.
 
Presente na cerimônia de inauguração, Taciana Moreira, mãe da aluna Lídia Moreira, aprovou a transformação pela qual o ambiente escolar passou. “Minha filha estuda aqui há um ano. Essa reforma era realmente necessária. A ação da Prefeitura de beneficiar os nossos filhos nos deixa muito felizes. Ficou uma beleza essa Escola. As mães estão muito satisfeitas”, avaliou. 

Na oportunidade, a titular da SME, Dalila Saldanha, reafirmou o compromisso constante da Prefeitura de Fortaleza de aprimorar a educação e a qualidade infraestrutural do parque escolar fortalezense. “Esta escola é destaque nos indicadores educacionais. O nível de proficiência em língua portuguesa dos alunos melhorou significativamente ao longo dos últimos anos, estamos em torno de 200, graças ao empenho dos professores, dos gestores, da coordenadora e da comunidade escolar como um todo, que, agora, a partir das intervenções físicas, contam com uma estrutura capaz de acolher melhor os estudantes e as famílias”, apontou. 

 
Equipamento, instalado no bairro Cidade dos Funcionários, recebeu, além de melhorias infraestruturais, intervenções hidráulicas e elétricas

Pacote de requalificação de 200 escolas municipais
As intervenções realizadas na Escola Municipal Maria de Lourdes compõem pacote de requalificação que contemplará, por meio do investimento de R$40 milhões, 200 escolas municipais.

Lançada pela Prefeitura de Fortaleza em julho de 2017, a ação já reformou sete unidades. 30 outros equipamentos escolares estão com obras avançadas.

Além disso, outros 60 logradouros educacionais vão receber intervenções em 2019, sempre priorizando a infraestrutura e a segurança de professores e estudantes.

(Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza)