Extranet

 

Profissionais da Educação participam de capacitação do Programa de prevenção às drogas #Tamojunto 2.0

 

A Prefeitura de Fortaleza inicia, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a formação dos profissionais que atuarão neste ano no Programa de prevenção ao uso do álcool, crack e outras drogas - #Tamojunto 2.0, no Município de Fortaleza. A qualificação começa na próxima terça-feira (26/03), das 8h às 17h, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). A iniciativa é do Ministério da Saúde, em parceria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

A formação será realizada em duas turmas, nas seguintes datas, respectivamente: 26 e 27 de março (1ª turma) e 28 e 29 de março (2ª turma). O objetivo é capacitar os profissionais das áreas da educação e da saúde que aplicarão o programa em 42 turmas, de 15 escolas municipais. A estimativa é de que 1.260 educandos e suas respectivas famílias sejam envolvidas com o programa.

Ao todo, a capacitação terá carga horária de 16 horas de aprendizado e será ministrada pela psicóloga e doutora do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, Clarice Madruga. Entre os assuntos que serão abordados durante os encontros, estão a apresentação geral do programa, processos de aprendizagem em sala de aula, articulação dos territórios e reflexões sobre a temática.

De acordo com a coordenadora Especial da CPDrogas, Marta Gonçalves, este é um programa de prevenção organizado e interativo, que estimula diálogos constantes e atividades lúdicas que integram elementos do estilo de vida dos adolescentes. Ela explica que além do componente curricular, a estratégia de prevenção tem 3 encontros comunitários para pais e responsáveis pelos educandos, mediado pelos profissionais de saúde. “As escolas, os alunos e suas famílias vão trabalhar as habilidades de vida, como assertividade, autocontrole, autoconhecimento e empatia”, enfatiza.

Para Dalila Saldanha, secretária da SME, o primeiro aspecto trabalhado na dinâmica curricular está voltado para a educação integral da criança e do jovem, sendo assim, às temáticas que permeiam a comunidade devem ser fortalecidas ao longo da trajetória escolar, para que eles possam enfrentar a problemática das drogas. “A empatia, a autonomia, o discernir entre o certo e errado são temas abordados, uma metodologia lúdica que envolve as crianças e os adolescentes, fortalecendo os vínculos do aluno-professor-comunidade”, ressalta a importância do programa #Tamojunto 2.0.

O Programa tem como público-alvo os educandos do 9º ano do Ensino Fundamental II, com faixa etária de 13 e 14 anos, no qual são realizadas 12 aulas, planejadas para serem desenvolvidas durante o período escolar. Além disso, o #Tamojunto realiza três encontros, direcionados aos pais ou responsáveis pelos estudantes, bem como a comunidade na qual se situa a escola, com objetivo de oportunizar momentos de compartilhamento sobre a fase da adolescência, oferecendo orientações sobre a temática e motivando-os a tomar uma posição mais ativa quanto à prevenção ao uso de drogas nessa fase.

Saiba Mais     

O #Tamojunto 2.0 trabalha as habilidades de vida com adolescentes, entre elas: a capacidade de apreciar e respeitar os outros, criar relações positivas com a família e os amigos, ouvir e se comunicar de modo eficaz e assumir responsabilidades. Aos pais, possibilita um espaço de compartilhamento de experiências e demandas a respeito da fase da adolescência.

Fortaleza foi pioneira na aplicação dos programas federais de prevenção ao uso de drogas, aplicados nas escolas municipais entre os anos de 2013 a 2016, contemplando cerca de 5.150 alunos. Em 2017, foram interrompidos para análise dos resultados e passaram por melhorias. Este ano, a UNIFESP irá realizar a pesquisa de efetividade do programa. Serão 15 escolas intervenção e 15 escolas de parâmetro de controle. Além de Fortaleza, esta etapa do processo também passará por Eusébio (CE), São Paulo (SP) e Brasília (DF). 

Serviço
Formação dos Profissionais da Educação e Saúde Programa #Tamojunto
Data: 26 e 27 de março (1ª turma) / 28 e 29 de março (2ª turma)
Horário: 8h às 17h
Local: Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), Rua Barbosa de Freitas, 2674 – anexo 2, 3º andar, Sala C.

Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza