Extranet

 

SME realiza Seminário de Diretores 2019

 
 
A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, nesta quinta-feira (21/03), o Seminário de Diretores 2019. O evento, que foi realizado no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará, teve a presença de gestores, coordenadores e da secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha. O seminário contou com apresentações de formações para os profissionais e mesa de conversa com diretores da Rede de Ensino.
 
Dalila Saldanha, em sua apresentação, compartilhou estratégias de fortalecimento para o crescimento do ensino na capital, além de resultados recentes sobre avanços da Rede Municipal. "Ganhamos mais credibilidade. A comunidade acreditou e continua acreditando na Escola Pública Municipal. Daí a atenção total aos nossos objetivos, pois ficamos com a responsabilidade ainda maior para continuarmos essa evolução e, principalmente, resolvermos os problemas da Rede", ressaltou a titular da Secretaria. 
 
  
 
A gestora ressaltou ainda os programas de fortalecimento da aprendizagem e os dados gerais do Censo Escolar 2018, onde Fortaleza destaca-se como a 4º maior e 1º do Nordeste em Rede do Brasil em número de matriculas, 1º do Brasil em ampliação de matrículas na Educação Infantil, 1º do Brasil em ampliação de matrículas na etapa creche. Além disso, Dalila apresentou ainda os números preliminares do Spaece em 2018, destacando a proficiência em língua portuguesa e matemática no 2º, 5º e 9º ano por Distritos e a evolução da variação do número de alunos no nível adequado de aprendizagem. 
 
Durante o seminário, também foram apresentadas duas iniciativas de formação aos educadores; o curso de Psicomotricidade e Programação de Desenvolvimento Profissional para Gestores Escolares e Técnicos da SME. Sobre as formações, o secretário adjunto, Jefferson Maia, frisou a relevância da constante atualização profissional. "A educação nos exige cada vez mais atualização, estudo, aprofundamento e também a necessidade de conhecer os processos e mudanças legais. Por isso, a importância dessas formações", afirmou.
 
Para a coordenadora de gestão escolar da SME, professora Lucidalva Bacelar, o evento veio como um diferencial para fortificar o sistema de educação e relação entre os profissionais e alunos. Neste contexto, a diretora da EM José Valdevino de Carvalho, do Distrito 4, valorizou as temáticas propostas. "Nós vivemos os vários desafios e crescimentos vistos hoje. E esse tipo de formação só nos ajuda como profissionais, desde lidar com nosso emocional, no contato com os alunos e trabalho nas estratégias diárias". 
 
O Seminário de Diretores 2019 finalizou sua programação com mesa de conversa intitulada "De Gestor para Gestor - Experiências exitosas em gestão escolar na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza", com o objetivo de valorizar práticas desenvolvidas no ambiente escolar. Estiveram presentes os diretores Arthur Xavier, EM Professora Maria José Macário Coelho - Distrito 6; Maria Antonieta Bruno, EM Frei Agostinho - Distrito 2; Fernanda Maciel, EM Zaíra Gondim - Distrito 4; Maria Glaucia Ribeiro, ETI Joaquim Francisco de Sousa Filho - Distrito 3.