Extranet

 

Secretária Dalila e prefeito Roberto Cláudio visitam obra da Escola Cônego Francisco Pereira

 
 
 
Na manhã desta quinta-feira (21/03), a secretária da Educação, Dalila Saldanha, e o prefeito Roberto Cláudio acompanharam as intervenções da Escola Municipal Cônego Francisco Pereira, localizada na Paupina (Distrito de Educação 6). A unidade educacional atende cerca de mil alunos, do 1º ao 9º ano, em dois turnos, e na primeira parte da reforma ganhou uma quadra poliesportiva com arquibancadas, vestiários, depósitos, cobertura e nova iluminação.
 
As obras de requalificação, que estão em andamento, incluem nova pintura, fachada, cozinha e refeitório, além de estrutura mais segura e acessível aos estudantes e professores com mais ventilação e iluminação nas salas de aula.
 
As intervenções estavam previstas no pacote de requalificação das escolas municipais, lançado pela Prefeitura de Fortaleza em julho de 2017. De acordo com Dalila Saldanha, outras escolas também serão reformadas durante este ano. “Já entregamos sete escolas reformadas e temos 30 unidades com obras avançadas para entregar. Além disso, temos outras 60 instituições que vão receber as intervenções, sempre priorizando a infraestrutura e a segurança de professores e estudantes”, disse a titular da Educação. A visita também foi acompanhada pelas secretárias Manuela Nogueira, da Infraestrutura, e Darlene Braga, da Regional VI.
 
Ainda no período da manhã, dando continuidade ao cronograma de visita às escolas da Rede Municipal de Ensino, a secretária Dalila esteve na Escola Municipal Saraiva Leão, na Lagoa Redonda (Distrito 6), onde concedeu entrevista ao Sistema Verdes Mares sobre os avanços da Educação em Fortaleza, destacando a evolução dos alunos do 5º e 9º ano nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. 
 
De acordo com dados preliminares de 2018 do Spaece, quando comparados ao ano de 2012, a variação dos alunos do 5º ano que atingiram o nível adequado de aprendizado é de 81,2% em língua portuguesa e 160,1% em matemática. Já no 9º ano, os avanços apontam 420,9% em língua portuguesa e 160,1% em matemática. 
 
Ainda na Escola Saraiva Leão, a secretária visitou a estrutura e conversou com professores.  A unidade escolar possui cerca 1200 alunos, do Infantil 5 ao 7º ano, além da Educação de Jovens de Adultos (EJA).