Extranet

 

Edital de Especialização em Ensino de Matemática é lançado para professores durante encontro

 


Encontro abre temporada 2019 de formações de matemática da Rede Municipal

Com o compromisso de estimular à formação profissional dos professores de matemática da Rede Municipal, a Secretaria Municipal da Educação (SME) abriu a temporada 2019 de formações da área, durante encontro ao longo da manhã e da tarde desta terça-feira (12/03), no Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará. Na abertura, houve o lançamento do Edital de Especialização em Ensino de Matemática, que disponibilizará 360 vagas para professores da área efetivos e substitutos dos anos finais do Ensino Fundamental. As inscrições estão abertas a partir de hoje e segue até dia 31 de março; confira o edital abaixo.
 
No período da manhã, a secretária da Educação, Dalila Saldanha, assinou o termo de parceria do edital, que é realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A especialização (pós-graduação lato sensu) será realizada de abril de 2019 à dezembro de 2020. Os professores certificados na especialização serão priorizados na seleção de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado a ser ofertada pela pós-graduação em matemática da Universidade Federal do Ceará
 
Após a assinatura, houve a palestra sobre "O Ensino da Matemática e a Matemática do Ensino", ministrada pelo professor doutor Jorge Herbert Soares de Lira, pró-reitor adjunto de pesquisa e pós-graduação da UFC.  
 
Dalila Saldanha explica que a Especialização em Ensino de Matemática é personalizada, ao dialogar com o dia a dia da sala de aula e ter base teórica que permite implementar na rotina escolar, possibilitando o aprendizado e melhoria de desempenho dos alunos na matemática. "Trabalhamos para buscar melhores resultados na aprendizagem dos estudantes. Avançamos muito, sim, os resultados preliminares do Spaece 2018 mostram isso. Nosso incentivo hoje é a partir do desejo do professor, na busca da formação. Espero que todos se sintam estimulados a participar do curso", reforça. 
 
 
Professores de matemática da Rede Municipal participaram do encontro de abertura das formações   
 
Na mesa de abertura, ao lado da titular da SME, esteve a coordenadora da gestão pedagógica do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), Iane Nobre, que enfatizou a importância do encontro. "Este momento com todos juntos é simbólico, pois dar valor à ação. A especialização será uma triangulação, que é uma necessidade hoje, aliando o que é currículo, formação e avaliação. O nosso foco é a aprendizagem do aluno", comenta. 
 
Também participaram da mesa do encontro o pró-reitor adjunto de pesquisa e pós-graduação da UFC, Jorge Herbert Soares de Lira; a diretora administrativo financeiro da Funcap, Paula Costa Lima, e o coordenador do Ensino Fundamental da SME, Osvaldo Negreiros. 
 
Programação
Na parte da tarde, houve apresentação detalhada do edital e a mesa redonda "Elaboração e Aplicação dos Módulos da Especialização em Ensino de matemática: o olhar do autor, do tutor e do coordenador do curso", com a participação dos professores doutores Antônio Caminha Muniz Neto, Romildo José da Silva e José Alberto Duarte Maia.
 
A professora de matemática Leilianne Cardoso, da Escola Municipal Professora Aldaci Barbosa, no Sapiranga (Distrito 2), é assídua nas formações da área realizadas pela SME. Segundo ela, a especialização será mais uma nova experiência rica em conhecimentos. "Sou aberta ao aprendizado, por isso faço parte das formações. Me interessei muito pela especialização, acredito que a tendência é aprimorar mais nossa metodologia de ensino. Afinal, um desafio hoje é trazer a matemática para realidade. É preciso pensar e raciocinar a matemática, para isso, é preciso de novas formas de ensino", pontua.

Inscrições abertas
As inscrições do Edital de Especialização em Ensino de Matemática estão abertas por meio do link: http://especializacaomatematica.sme.fortaleza.ce.gov.br. Para participar, os candidatos preencherão um formulário online que solicitará dados pessoais, dados de lotação e plano de trabalho para os anos de 2019 e 2020, anos de vigência do curso de especialização.

Além do formulário, os professores preencherão o termo de compromisso, anexado ao edital, em que afirmam disponibilidade em participar da formação nos turnos manhã e tarde. O termo deve ser preenchido e encaminhado para o Distrito de Educação ao qual o candidato almeja inscrição.

O edital tem por objetivo selecionar professores de matemática da Rede Municipal para participarem da formação continuada ofertada pelo departamento de matemática, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A formação visa propor novas abordagens para o ensino da disciplina, baseadas na resolução de problemas e na integração do conhecimento matemático às ciências, tecnologia e inovação.

Clique aqui para ler o edital